segunda-feira, 8 de abril de 2019

Nova Ponta da Praia

O projeto Nova Ponta da Praia representa a maior parceria entre o poder público e o setor privado da história de Santos. Graças a mudanças inovadoras na Lei de Uso e Ocupação do Solo, ocorridas em 2018, um novo tipo de compensação garantiu ao Município a possibilidade de receber investimentos e obras em troca da autorização para alteração do uso de terrenos em áreas com restrições de atividades.

Com o objetivo de transformar a orla da Ponta da Praia em um novo cartão-postal de Santos e referência para munícipes e turistas, as intervenções incluem a ampliação de trechos do calçadão da orla, que abrigará uma nova ciclovia próxima à linha d’água, espaços de convivência, mobiliário urbano moderno com bancos iluminados, bicicletários, fonte interativa e obstáculos para a prática de skate e parkour.

Novas rampas de acesso ao mar – e reforma das já existentes – facilitarão a prática de esportes náuticos como canoagem. Haverá também um mirante para contemplação do mar e troca de iluminação pública.

Uma das principais novidades do projeto da Nova Ponta da Praia é a construção do Centro de Atividades Turísticas (CAT), um moderno centro de convenções que será entregue ao Município até junho de 2020. O equipamento terá 29 mil m² e será construído em área que abrange dois terrenos: um que era privado e um outro cedido pela União à Prefeitura. O equipamento contará com pavilhão climatizado de feiras e exposições, salão com proteção acústica para convenções e shows e salas de apoio.

O projeto do CAT inclui um heliponto na cobertura e um estacionamento coberto com 400 vagas. Em frente, onde hoje funciona o atual Mercado de Peixes, na praça Almirante Gago Coutinho, serão contruídos um espelho d’água e uma fonte com efeitos sonoros e luminosos. O novo centro de convenções trará inúmeros benefícios para a Ponta da Praia como geração de empregos diretos e indiretos, aquecimento do comércio local e da economia do bairro, além da valorização imobiliária. Junto com outras mudanças viárias do projeto Nova Ponta da Praia, haverá, ainda, eliminação de semáforos, o que vai beneficiar a fluidez de trânsito na região das balsas.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu Melhor comentário aqui...