sexta-feira, 15 de setembro de 2017

ECOPONTOS em Santos: Descarte de resíduos especiais

Com a entrada em vigor do Recicla Santos, no último mês de julho, Santos passou a contar com regras para disciplinar o gerenciamento do lixo e da coleta. Todos os santistas tiveram que adquirir o hábito de separar o lixo reciclável do orgânico. Inclusive, a legislação prevê multas para quem misturar, por exemplo, restos de alimentos com papel e plástico.

Porém alguns tipos de resíduos não entram nas categorias de “orgânico” ou “reciclável”. Entre eles, eletrônicos, remédios, chapas radiológicas, lâmpadas, óleo, pilhas e baterias. São os materiais que entram na chamada Logística Reversa, conjunto de ações para viabilizar a coleta e a restituição de resíduos ao setor empresarial, para reaproveitamento ou outra destinação final ambientalmente adequada.

Para aparelhos eletrônicos, por exemplo, uma opção é o Centro de Reciclagem da Fundação Settaport, situado à Avenida Conselheiro Nébias, 85, Paquetá, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h. A coleta de material também pode ser solicitada pelo telefone 3221.2546. Além de recolher o lixo eletrônico, o centro encaminha os resíduos para o descarte correto. As peças em condições de reúso são aproveitadas na fabricação de novos computadores, que farão parte de salas de inclusão digital, frequentadas por crianças, jovens e adultos.

Já pilhas e baterias podem ser levadas aos pontos de venda. E, neste mês, foi inaugurado um ecoponto específico no Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista (Avenida Ana Costa, 25). O posto permite que qualquer comerciante leve o material, de onde seguirá para indústria, que fará a reciclagem.

Ecopontos

Santos ainda possui inúmeros pontos para que a população deixe as lâmpadas, remédios, filmes radiológicos, pneus e óleo de cozinha usado. Os endereços podem ser conferidos AQUI.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu Melhor comentário aqui...