sábado, 21 de fevereiro de 2015

Campanha Cidade sem Lixo entra em nova etapa

Foto: Isabela Carrari
A Prefeitura lança nesta segunda-feira (23) uma nova etapa da Campanha Cidade sem Lixo, às 10h, no Paço Municipal. O objetivo é reforçar a conscientização sobre os prejuízos causados pelo descarte incorreto de resíduos, como o aumento nos casos de enchentes, além do desperdício de matéria-prima que poderia ser reciclada.

A campanha será marcada por diversas ações de educação ambiental pela Cidade. O primeiro desses eventos ocorre nas proximidades da Concha Acústica, com palestras, cartazes e encenações teatrais, inclusive com a participação de alunos de escolas públicas. “É mais um esforço no sentido de conscientizar a população, reforçando a mensagem de que cada um é responsável pelo lixo que produz”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Luciano Pereira de Souza.

Números

Hoje, cada santista gera, em média, 1,2 kg de resíduos por dia, entre restos orgânicos (como sobras de alimentos) e recicláveis. Estudos indicam que além desse volume, há ainda uma geração de entulho que equivale a 1 kg por habitante-ano.

Apenas na areia das praias, a Prefeitura recolhe cerca de 40 toneladas de lixo todos os dias. O trabalho começa bem cedinho, às 4h da madrugada, com 120 funcionários, de domingo a domingo, 365 dias ininterruptamente. Além deles, outros 50 funcionários atuam diariamente apenas para manter desobstruído o sistema de drenagem.

Na limpeza diária dos canais, a Prefeitura mantém outros 30 funcionários, além de 25 servidores que atuam exclusivamente no recolhimento do lixo despejado nas encostas dos morros, de onde é retirada cerca de 1 tonelada de detritos todos os dias.

Fique atento

-Reciclar o lixo significa reduzir a poluição do ar em 75%, a poluição da água em 35% e o consumo de energia em mais de 60%.

-Reciclar também poupa muita água. Uma tonelada de papel reciclado consome 2.000 litros de água, contra 100.000 litros gastos para fazer papel virgem.

-Uma tonelada de vidro reciclado economiza 30% de energia, 50% de água e gera 90% menos poluição do que a produção de vidro virgem.

-A energia poupada pela reciclagem de uma garrafa de vidro é suficiente para manter acesa uma lâmpada de 100 watts durante 4 horas.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu Melhor comentário aqui...