sábado, 17 de janeiro de 2015

Dia do Bairro José Menino

Foto: Murilo Taddei
Apesar de a ocupação da área ter mais de 100 anos, não há registro da fundação do bairro. Por isso, foi escolhida a data da criação da sociedade de melhoramentos como o dia do José Menino.

Foto: Gui Santana
Tudo começou com José Honório Bueno (1766 - 1854). Franzino e baixo, o lavrador proprietário de terras entre a divisa de São Vicente e o Canal 2 era chamado de José Menino. O mesmo que dá o nome ao bairro santista. Em 1808, estabeleceu-se naquela região um sítio que produzia farinha, arroz e feijão.

De lá para cá, o bairro, um dos mais arborizados de Santos, mudou muito. E uma das grandes mudanças é o próprio Orquidário, fundado em 1945. A área de 22.240 metros na qual está situado o parque zoobotânico era um imenso campo de futebol do bairro. Imagens deste campo podem ser vistas em fotos que estão no próprio Orquidário.

Uma outra curiosidade que ocorreu, desta vez no Morro do José Menino, foi na época que o Zeppelin passou por Santos. Os moradores do morro ficaram assustados com aquela coisa voando no céu e chegaram a correr de medo. O primeiro canal construído em Santos, o Canal 1, também está no José Menino.

Hoje em dia o bairro do José Menino vive outros acontecimentos. Aos 40 anos de existência oficial, é o bairro dos surfistas que pegam onda no Quebra-Mar (Emissário Submarino). É o bairro onde estão o Asilo de Inválidos, várias pensões, a gruta N. S. de Lourdes, os clubes Caiçara e dos Ingleses, o comércio e os únicos prédios da orla situados na faixa de areia.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu Melhor comentário aqui...