terça-feira, 27 de maio de 2014

VLT -Veículo Leve Sobre Trilhos em Santos e São Vicente

Os trens do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) foram transportados do Porto de Santos para São Vicente.


Os trens vieram da Espanha e a viagem até o Brasil durou um mês e meio. O navio saiu do porto espanhol no dia 7 de abril. O modelo do trem é o Tramlink, da Vossloh, com sete carros e capacidade para 400 passageiros. Além dele, outros dois serão fabricados na Espanha. Os 19 restantes, dos 22 previstos no contrato, serão fabricados no Brasil pela Vossloh Cogifer. O cronograma de entregas dos veículos será finalizado em agosto de 2015.

No total, 22 VLTs circularão no trecho entre a Esplanada dos Barreiros, em São Vicente, e o Terminal do Porto, em Santos. Cada composição transportará 400 passageiros, dos quais 72 sentados. O trajeto levará 30 minutos entre os dois pontos limites e correrá de forma silenciosa sobre os trilhos, podendo desenvolver até 70 km/h, sincronizado com a abertura dos sinais em cruzamentos com outros veículos nas cidades. O VLT vai operar das 5 horas à meia-noite e, de madrugada, passará por manutenção. Será integrado a linhas de ônibus e bicicletários.

A operação comercial no primeiro trecho tem previsão para início de fevereiro. Já os testes iniciais deverão ocorrer em julho deste ano. Em 2015, a população já poderá se deslocar com o novo modal de transporte, que trará para a região mobilidade a mais de 2,5 milhões de pessoas.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu Melhor comentário aqui...