sábado, 15 de março de 2014

Qualidade de vida na terceira idade em Santos

A TV Max holandesa apresentou, em seu programa Studio Max Live do dia 11/03/2014, uma matéria produzida aqui em Santos. A correspondente Katy Sherrif entrevistou idosos que fazem aulas gratuitas de Surf, a instrutora Carolina Leite e o geriatra Cláudio Freitas, parte de nossa equipe consultora, que atua na cidade.
Imagem do Video realizado pela StudioMAX

Já sabemos dos benefícios da prática de esportes para a saúde na terceira idade, mas qual esporte praticar? Essa foi a chamada para a matéria. A jornalista apresentou a cidade de Santos, não só por ter o maior porto da América do Sul, mas também por ser uma cidade muito popular entre os aposentados, sendo mais de 20% da população maior de 60 anos de idade. Segundo ela, o mar e a proximidade com a cidade de São Paulo tornam Santos um lugar estratégico para passar “o dia velho”, dito holandês para os últimos anos de vida.

O enfoque foi no bem estar proporcionado aos idosos pela prática do Surf. Todos eles tiveram seu primeiro contato com a prancha depois dos 60 anos de idade e, ao contrário do que se poderia imaginar, isso não os impediu de aprender esse esporte. Os entrevistados falaram sobre a sensação de prazer quando surfam e sobre como essa prática os faz esquecer da idade, das dores e da comum associação do envelhecimento às limitações.

O Dr. Cláudio Freitas mencionou que, desde que esse esporte seja feito de forma segura, com cuidados médicos e precauções durante a prática, a atividade traz muito mais benefícios que riscos. Ele reforça ainda que o Surf trabalha o equilíbrio, a força e outras habilidades motoras, refletindo na melhor qualidade de vida dos idosos que o praticam.

Vale a pena ver o vídeo com a reportagem na íntegra. Apesar de ser em holandês, boa parte são declarações em português dos idosos, da instrutora de surf e do geriatra. E as imagens falam mais do que palavras: Clique aqui para ver o vídeo.

Fonte: http://www.consultoriagerontologica.com.br/ (Sugestão de Camila Marim)

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu Melhor comentário aqui...