domingo, 2 de fevereiro de 2014

Festa Iemanjá em Santos

Neste domingo (2) acontece a Procissão de Iemanjá 2014, na Ponta da Praia, em Santos (nas imediações do Aquário Municipal). O evento, que congrega seguidores do candomblé e da umbanda, começa às 14h, com apresentações culturais afro-brasileiras.

A chegada da imagem de Iemanjá está prevista para as 15h, juntamente com os balaios, nos quais as pessoas poderão depositar suas oferendas. Por volta das 16h tem início a procissão terrestre, que segue pela Avenida Bartolomeu de Gusmão com destino à Ponte Edgar Perdigão, local onde as oferendas serão encaminhadas ao mar.

HISTÓRIA

Iemanjá, também conhecida como "Rainha do Mar" é um orixá africano, e faz parte da religião do candomblé e de outras religiões afro-brasileiras. O Dia de Iemanjá, dia 02 de fevereiro, é a maior festa de Iemanjá, onde milhares de pessoas se vestem de branco e vão à praia depositar oferendas, como espelhos, jóias, comidas, perfumes e outras objetos.

Inicialmente, o Dia de Iemanjá era comemorado em conjunto com a Igreja Católica, porque dia 2 de fevereiro também é dia de Nossa Senhora da Conceição. Porém, nos anos 60, houve uma reação da Igreja, que começou a considerar a celebração um culto pagão, e atualmente a data conta com devotos do candomblé e da umbanda, em sua maioria.


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu Melhor comentário aqui...