quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Cidade de Santos está melhor no índice ambiental



O Ranking Ambiental Paulista 2013 coloca Santos como uma das 63 cidades com melhor gestão ambiental entre 489 municípios pesquisados no Estado. No ano passado, a cidade obteve a 106ª posição. Além disso, Santos foi uma das 67 cidades a atingir nota superior a 80, o que garante a manutenção do selo Município Verde Azul, que dá prioridade na captação de recursos junto ao governo estadual.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (10), no Palácio dos Bandeirantes, em solenidade com a presença do governador Geraldo Alckmin, o secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas, e o titular da pasta municipal, Luciano Cascione.

Avanços
O avanço santista, segundo o secretário municipal de Meio Ambiente Luciano Cascione deve-se, entre outras iniciativas, à elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, implantado em janeiro deste ano. A medida fez com que a cidade se tornasse a primeira, em âmbito estadual, a testar o Sigor (Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos) na construção civil, garantindo melhor fiscalização sobre o descarte de entulho.

Outro destaque é a revisão do Plano Diretor, recentemente enviado à Câmara, que tem como objetivo melhorias nas áreas de mobilidade, habitação, meio ambiente, economia/mercado de trabalho, uso do solo e gestão da política urbana. Entre as principais estratégias está a aproximação das moradias dos locais de trabalho.

O ranking ambiental avalia o desempenho das cidades em dez itens: tratamento de esgoto; lixo mínimo - aterro sanitário e coleta seletiva; recuperação da mata ciliar; arborização urbana; educação ambiental; habitação sustentável; uso da água; poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.

Fonte: Prefeitura de Santos

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu Melhor comentário aqui...