sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

17º JAI começam com muita festa na Arena Santos




Com torcidas empolgadas e um cenário festivo, os 17º JAI (Jogos Aberto do Idoso) foram abertos nesta quinta (5) de manhã, na Arena Santos (Vila Mathias). O torneio foi iniciado com o desfile das 203 delegações participantes. A cerimônia contou com a presença da primeira-dama do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, que também é presidente do Fundo Social do Estado. Ao lado dela estavam inúmeros presidentes de fundos sociais, entre eles a de Santos, Maria Ignez Barbosa.
O prefeito Paulo Alexandre Barbosa ressaltou o perfil da população santista, com grande porcentagem de idosos (19%). "Temos o dobro da média nacional de maiores de 60 anos em nossa população. Os JAI são uma oportunidade excelente para destacarmos essa caraterística, além de exaltarmos nossas atrações turísticas para os visitantes", disse o chefe do Executivo.
A cerimônia contou com execução do Hino Nacional e de Santos, pelo Coral do FSS; acendimento da pira dos Jogos, com o ex-atleta José Oswaldo de Fonseca Marcelino, o Negrelli, que esteve nos Jogos Olímpicos de 1972 (Alemanha); e o juramento do competidores, pelo atleta de vôlei adaptado de Santos, Joaquim Vilas-Boas, de 71 anos. A festa foi encerrada com exibição da velha guarda da escola de samba X-9.
Atletas empolgados

Empolgação e ansiedade eram as palavras de ordem entre os atletas que lotavam a Arena. Assim estavam Josefa Celeste Alves e Joaquim Ramos dos Santos, ambos de 75 anos, que vieram de Taciba, na região de Presidente Prudente, especialmente para apresentar números de samba e bolero na modalidade dança de salão.
“Dançamos há cinco anos e já conseguimos dois ouros no Jori (Jogos Regionais do Idoso). Viemos buscar outro aqui”, afirma. Já natação é o forte de Antônia Biscaro Moreli, de 76, que integra a delegação de 45 esportistas de Cerquilho. “Nado há 12 anos”. Ela também concorrerá em vôlei.
Curiosidade

Santos é cidade com a maior delegação, de 140 pessoas, entre atletas e comissão técnica. Depois vêm Araçatuba, com 118, Presidente Prudente, 114, e São José dos Campos, 98.

Acompanhe os JAI em www.santos.sp.gov.br/jai2013.
Foto: Francisco Arrais

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu Melhor comentário aqui...