quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Bicicleta, a melhor opção para mobilidade Urbana e ainda faz bem à saúde

Os atuais usuários e os futuros adeptos do sistema de bicicletas públicas ‘Bike Santos’ têm motivos para comemorar.


Além da garantia da manutenção do sistema, sete novas estações serão implementadas no início do próximo ano. Cinco delas serão na Zona Noroeste (Dale Coutinho, praças Julio Dantas, Jerônimo La Terza, Bruno Barbosa e próximo ao SESI, na avenida Nossa Senhora de Fátima); uma nas proximidades da Santa Casa e outra na UniSantos (avenida Conselheiro Nébias, 589/595, Boqueirão). 

Os anúncios foram feitos nesta terça-feira (5) pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa, no paço municipal, que falou aos jornalistas sobre o sistema, com base no novo contrato com empresa Samba Transportes Sustentáveis, assinado no último dia 1º. Outra novidade é que em um mês os ciclistas poderão utilizar as bicicletas por 45 minutos sem interrupção – atualmente, o máximo é de meia hora, devendo aguardar 15 minutos para retirar outro veículo da estação. Também a adesão do usuário ao sistema será totalmente gratuita, não sendo mais exigido a caução de R$ 10,00 para o cadastramento. 

As pessoas atualmente cadastradas receberão uma mensagem por e-mail da empresa operadora, quando deverão informar que desejam permanecer com o cadastro válido. O valor será devolvido em cerca de 30 dias. Também em breve os usuários poderão fazer a retirada da bicicleta com o cartão transporte. “Há um plano de mobilidade que integrará todos os modais de transportes -VLT, ônibus, teleférico e bicicleta -, por isso, já inserimos o cartão transporte no Bike Santos”, disse o prefeito Paulo Alexandre. Nas estações haverá leitor dos cartões para liberar as bicicletas. As atuais opções por telefone celular ou smartphone permanecem disponíveis. 

O cadastro do usuário continuará vinculado a um cartão de crédito. Compartilhamento O sistema de compartilhamento de bicicletas permanecerá, inicialmente, com 30 estações e 300 bicicletas. O horário de funcionamento para a retirada dos veículos é das 6h às 22h, sete dias por semana. Para permitir a rotatividade do sistema de transporte público, as regras permanecem as mesmas: a utilização da bicicleta por tempo superior a 30 minutos implica em multa de R$5,00; o mesmo valor será descontado do ciclista que não aguardar 15 minutos de intervalo para retirar outra bike da estação.

Fonte: Prefeitura de Santos

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu Melhor comentário aqui...