segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Conhecendo a história de Santos andando pelo centro

Novembro já foi iluminada com óleo de baleia? Que nessa mesma rua morou José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência? Que a Casa do Trem Bélico é o prédio público mais antigo de Santos?

Essas e muitas outras curiosidades são contadas durante o Roteiro ‘Centro Histórico’ que a Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams) organiza para estudantes do ensino fundamental e médio. A finalidade é fazer um painel sobre a história da cidade, tendo como referência os edifícios e lugares históricos, a partir dos quais são dadas explicações também sobre patrimônio, memória, história, cultura, conservação e preservação.

Durante o passeio os estudantes vão conhecendo a história da cidade por meio de visitas a locais como Casa do Trem Bélico (1734), Outeiro de Santa Catarina (marco do início do povoamento de Santos), praça da República (antigo largo da Matriz), monumento a Braz Cubas, Alfândega, Igreja e Convento do Carmo (1589), Pantheon dos Andradas, rua XV de Novembro (Século XIX), Associação Comercial, casa de José Bonifácio e termina na Bolsa do Café (1922).

Para participar, basta agendar com Cláudio Lorena, no Arquivo Intermediário da Fams (rua da Constituição, 62 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, ou pelo telefone 3213-4570. Participam até 35 alunos por grupo.

POR TURISMO EM SANTOS

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu Melhor comentário aqui...