quarta-feira, 1 de maio de 2013

Hoje acontece a 61º edição do UndoKai em Santos

Foto: Vanessa Rodrigues
Este ano, a realização do Undokai completará 61 anos, em Santos, assim como a fundação da Associação Japonesa de Santos (AJS). E as datas coincidem, no dia 1º de maio. O maior evento da comunidade japonesa na Baixada Santista contará com as tradicionais gincanas esportivas e apresentações culturais de Taikô (tambor), Odori, Aiki-do, Karatê, Kendô, entre outras, além de comidas típicas japonesas.

Assim como nos anos anteriores, o Undokai será realizado na Associação Atlética dos Portuários, com entrada pela Rua Joaquim Távora, 424 – Santos- Marapé. São aguardadas mais de duas mil pessoas. Mesmo com chuva, as atividades serão celebradas na quadra coberta do clube.

No Brasil, os Undokais são realizados geralmente no mês de maio, em clubes ou por associações de japoneses e seus descendentes. Tão popular e antigo que é, o primeiro da história da imigração japonesa no Brasil foi feito antes mesmo dos primeiros imigrantes pisarem em terras tupiniquins. O evento foi realizado pelos passageiros que estavam a bordo do navio Kasato Maru, em 1908. Desde então, em terra, os Undokai passaram a ser realizados anualmente e tornaram-se uma tradição. Os Undokai também são vistos como uma forma de promover a integração social na comunidade nipo-brasileira. Independentemente de qual região vinham as famílias de imigrantes, todos conheciam e sabiam como funcionava a dinâmica do evento.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu Melhor comentário aqui...