sábado, 20 de abril de 2013

A partir de terça viajar de ônibus só com cartão

A partir desta terça-feira (23) a única maneira de viajar de ônibus em Santos será com o cartão-transporte. 

Cada cartão terá dois créditos emergenciais. O saldo fica no negativo e o usuário consegue utilizar o ônibus normalmente.

Até o momento, a medida serve apenas para o transporte de Santos. Nos intermunicipais, o pagamento continuará sendo em dinheiro. 

A principal vantagem será a segurança dos motoristas, por não receber mais dinheiro e não serem mais alvo de assaltos, além de acabar com a dupla função.

Como adquirir o cartão:

O cadastro e confecção do cartão pode ser feito no Portal Cartão Transporte (portal.piracicabana.com.br). O cartão é entregue na residência ou no endereço cadastrado no prazo de 24 horas.

Junto com o Portal, a Viação Piracicabana também implantou o trabalho dos ônibus itinerantes nos bairros de Santos, com confecção do cartão, que é entregue na hora para o usuário de forma gratuita.

Nos locais será possível confeccionar a primeira via do Cartão Transporte Comum, comprar créditos para o cartão, comprar cartões múltiplos com 2, 4 e 10 passagens, além de consultar o saldo existente no cartão-transporte.

Todos os endereços e horários de atendimento dos PVTs podem ser consultados no site www.santosonibus.com.br.

Para adquirir o Cartão Transporte o usuário deve apresentar a cédula de identidade (RG) e o CPF em um dos pontos de venda da Viação Piracicabana. Na internet, é preciso ter em mãos todos os dados e preencher uma ficha para a entrega do cartão para uso nas linhas municipais.

A mudança é polêmica e inevitável questionar...

A cidade está preparada para retirar por completo o dinheiro como opção nos ônibus?
Como a população irá reagir?
Como os turistas irão comprar o cartão nos fins de semana?

7 comentários:

Anônimo disse...

Fala seria o que esta ruim pode ficar pior ainda!

EU não precisava entrar em fila para pegar a porcaria destes ônibus lotados quentes, sujos, barulhentos e desconfortáveis de Santos.

Agora tenho que entrar em fila para ser obrigado a adquirir um cartão que não me dará segurança nenhuma (caso perca.) de que se me roubarem não usará, pois não tem senha, ainda terei que entrar em fila para carregar este cartão TABAJARA para usar os ônibus TABAJARAS, da empresa monopolista dona do transporte coletivo na região, essa tal de PIRATABANA TABAJARA.

Para mim e muito mais cômodo usar dinheiro para pagar o ônibus, agora, se quisesse realmente facilitar ou modernizar este sistema arcaico de transporte coletivo da região poderiam usar o cartão de debito, isso sim seria modernidade, e quem não tem cartão que adquira, mas não o que era ruim ficou pior.

Mas tudo mais o menos bem, achei que poderia pela internet ou por um sistema informatizado carregar este cartão que sou obrigado a carregar e ter sem escolha ou outra opção, mas não vou ter que sair do conforto da minha casa, gastar meu precioso tempo para ir bem longe enfrentar um fila perdendo meu tempo para carregar este cartão TABAJARA, quem teve esta infeliz idéia, poderia ser mais inteligente e menos energúmeno e ter antes de implantar de forma ditatorial este cartão ter ao menos pensado nisso, em criar algo para facilitar e otimizar a vida do cidadão e não algo que vai roubar meu tempo, dinheiro e paciência.

Haja paciência este Prefeito esta saindo pior do que o outro, muito barulho são que de lata e panela. Foi mal seu prefeito, pior foram os senhores (sei que não todos os vereadores0, não terem previsto isso.

Agora a coisa e feia, pior ainda, como vão fazer os turistas, visitantes, viajantes e os que não moram aqui e não tem a mínima obrigação de saber desta sistemática mal elaborada e planejada, quando, por exemplo, seja de ônibus, de carona ou mesmo de carro, chegar à nossa cidade na madrugada e forem pegar um ônibus (coisa rara eu sei de madrugada e tarde da noite ter ônibus, já não tem de dia>...), como vai ser? Serão maltrados e jogados para fora do ônibus e deixados ao relento?

Outra coisa quer dizer que quando for à praia, agora sou obrigado além da identidade e dinheiro carregar este cartão TABAJARA?

Prezados políticos, foi mal, se e pra fazer facão direito.

Tem mais você so pode carregar com dinheiro vivo , você não pode usar de modernidade o sistema e arcaico mesmo, mal planejado, mesmo você querendo carregar com cartão de débito , não pode tem que ser no dinheiro....

Comune disse...

Prorrogado, mas 30 dias o Prazo!

Anônimo disse...

Absurdo...
Em detrimento da população, beneficia-se uma empresa que já explora o usuário, ofertando carroças para o transporte público. Para detonar ainda mais vem um prefeitinho impor o uso de um cartão inútil, sem eficiência, que tem problemas de leitura, IMPEDINDO O USO DA MOEDA NACIONAL!!! ISSO É LEGAL??? E ainda usa uma desculpa esfarrapada de que quer ajudar os motoristas que estão sobrecarregados. SE QIZESSE AJUDAR ALGUEM, VOLTARIA COM OS COBRADORES, GERARIA EMPREGOS, E NÃO ABUSARIA DO EXPEDIENTE DEMAGÓGICO QUE VEM PRATICANDO... VAI TER RESPOSTA NA PRÓXIMA ELEIÇÃO, PELO MENOS UNS 30 FAMILIARES E CONHECIDOS QUE VOTARAM NESTE PREFEITINHO ESTÃO REVOLTADOS COM SUAS ATITUDES...

Anônimo disse...

pra quem está dizendo que nao ve vantagem etc etc, que vai ter que enfrentar filas pra carregar o cartão, que não existe OUTRO MEIO de carregar, pois saiba que vc tem sim a possibilidade de carregar o cartão via internet.

lali disse...

Um absurdo! Obrigar as pessoas a isso.vantagem da empresa que terá sempre dinheiro em caixa e a ntecipadamente.Tira o risco da empresa e coloca diretamente para o usuário.
Parabéns a cada um dos pouco que aqui se manifestaram, Porque parece que ninguém esta se importando com a situação. No Facebook não vejo ninguém falar no assunto. Acorda população!!!!

Fabio100tenario disse...

Bom, como motorista acho uma ótima ideia!
Só quem sabe o estresse de dirigir e ainda fazer a parte de cobrador, para dar valor a isso. Alem do mais, pelo que eu ouvi na radio, o cartão será sem custo algum, e pode ser pedido pela internet e será entregue em 24 horas! Gostaria muito que a prefeitura de São Paulo adotasse essas medidas....

Filmes, Cd's e Clips Evangélicos disse...

ontem um passageiro chamou a policia pro motorista que se recusou a receber dinheiro. bom. como agora é lei municipal. o policial informou ou passageiro que esta ali pra cumprir a lei. e se o motorista quisesse dar queixa o passageiro seria preso. se aceitar ou nao dinheiro é contraversao penal nao sei. so sei que nesse caso o passageiro quase foi indiciado por danos ao patrimonio particular da empresa ( que nao é publica ) quanto ao direito de ir e vir o policial informou que o mesmo pode ir e vir a pe onde quiser menos no onibus. ou seja. lei é lei. somente se a dilma lançar uma lei nacional que a lei municipal perdera efeito.

Postar um comentário

Deixe seu Melhor comentário aqui...