quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Limpeza das praias garante bem-estar a santistas e turistas

De domingo a domingo, enquanto a maior parte da população dorme, às 4h inicia um trabalho essencial na cidade: a limpeza das praias, serviço da prefeitura que recolhe de 50 a 60 toneladas de resíduos por dia.


Da divisa com São Vicente, no José Menino, à Ponta da Praia, o trabalho ocorre com rastelo (pente de ferro) puxado por trator, que recolhe o material trazido pela maré. Os resíduos são depositados ao lado dos canais, recolhidos por caminhões basculantes e encaminhados à área de transbordo na Alemoa, onde são acondicionados em caminhões maiores e levados ao aterro do Sítio das Neves, na área continental.

Enquanto isso, às 6h, 40 garis entram em cena na faixa de areia e nos jardins. Com sacos de lixo, espetos e pás, recolhem os resíduos e os deixam prontos para que caminhões recolham. Na limpeza ainda é usada máquina que peneira a areia para tirar pequenos resíduos, como bitucas de cigarro. Na temporada até o Carnaval, o trabalho dobra, com equipes reiniciando o serviço às 15h. O trabalho é complementado pelas catamarãs que coletam resíduos flutuantes no mar.

Lixeiras
Os munícipes também podem colaborar com a manutenção da limpeza da praia, depositando resíduos nas lixeiras instaladas juntos às torres de iluminação em toda a extensão da areia. São 92 unidades para material orgânico e 46 para lixo reciclável, além de cerca de 600 lixeiras de concreto nos jardins.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu Melhor comentário aqui...