quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Uma ciclovia maior e melhor em Santos

Reivindicação antiga dos moradores da região, a ciclovia da divisa Santos-São Vicente, na faixa de areia junto à calçada, está em fase final de obras. Nesta etapa, os trabalhos se concentram na aplicação de paisagismo, pintura da sinalização da pista de 508 metros de extensão, asfaltamento da baia de estacionamento de ônibus e término do guarda-corpo que separa a ciclovia da calçada.

A interligação da nova pista com as ciclovias da orla nas duas cidades será a última parte do empreendimento executado pela prefeitura. A expectativa é de que as obras terminem no final desta semana. Conforme projeto, a nova ciclovia tem pista com 580 metros de extensão e largura de 1,80 m a 2 m, além de sinalização horizontal e vertical, iluminação com 32 postes, piso em mosaico português recolocado nas áreas de intervenção e serviço de paisagismo separando a calçada e a área dos ciclistas.

Outra melhoria é a nova baia de embarque e desembarque de ônibus sentido São Vicente – Santos, com 4 metros de largura. Paralelo à baia, foi construído um calçadão de oito metros. “O grande impacto desta obra incide na questão da segurança das pessoas e em mais fluidez no trânsito”, explica o chefe do Departamento de Obras da Siedi, Glaucus Farinello.

No próximo ano, a prefeitura iniciará a retirada da ciclovia do canteiro central. Isso propiciará a melhora do tráfego na av. Presidente Wilson devido ao aumento da largura da pista de 10,9 m para 12,2 metros e à eliminação do semáforo para travessia dos ciclistas. 

O projeto tem parceria da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), aval do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), da SPU (Secretaria do Patrimônio da União) e da Semam (Secretaria Municipal de Meio Ambiente). O custo é de R$ 538.448,18, provenientes do Fundo das Estâncias.

Recomendação
A CET aconselha o ciclista a não utilizar a nova ciclovia enquanto não estiver concluída totalmente. A recomendação é o uso da pista no canteiro central da av. Presidente Wilson.

1 comentários:

Rodrigo Achilles disse...

excelente notícia!!
Acredito que o trânsito vai melhorar muito!!!

Postar um comentário

Deixe seu Melhor comentário aqui...