terça-feira, 21 de agosto de 2012

Um ano sem Waldir Rueda

Era considerado um dos maiores conhecedores da história do litoral paulista. Nascido em São Paulo, em 18 de dezembro de 1966, Waldir Rueda também era professor da rede estadual de ensino e autor do livro Braz Cubas, homenagem a uma vida (lançado em 2008).

Produziu uma segunda obra literária, dessa vez sobre a História dos Bondes de Santos, e atuando como colaborador da Revista Almanaque de Santos, do Instituto Histórico e Geográfico de Santos (edição Sergio Willians). 

Apesar de paulistano, foi na Baixada Santista que morou praticamente toda a vida. Mudou-se para Praia Grande ainda criança e ainda jovem começou a se notabilizar pela dedicação à causa histórica. Aos 20 anos, ele já era membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente - cidade onde também morou, anos depois, e onde também deu início a vários processos de tombamento de bens móveis e imóveis. 

O interesse pelas coisas do passado, contudo, veio bem antes disso. Desde criança Rueda já colecionava moedas, caixa de fósforos, figurinhas, carrinhos, telhas de casas demolidas, azulejos - enfim, tudo que, de alguma forma, tenha uma história. Tinha fama de irrequieto e polêmico entre aqueles que o conheciam.

A vida acadêmica, porém, veio tardiamente - em meados dos anos 2000, quando ingressou na Faculdade de História da Universidade Católica de Santos. Foi lá que percebeu que tinha grande vocação para a pesquisa científica e, partir daí, deu início a vários processos de tombamento de bens móveis e imóveis, que tramitam no Condepasa. 

Ainda na esfera acadêmica, Rueda chegou a iniciar um curso de mestrado em arqueologia, na USP, o qual tinha intenção de retomar este ano, mas lamentavelmente não teve tempo de concluir esses estudos.

1 comentários:

Notícias da Briosa disse...

O grande prof. Waldir foi meu prof. no Primo Ferreira. Quando faltava alguma aula, ele entrava como substituto e nos contava várias histórias sobre Santos. Muito boa pessoa tb.

Postar um comentário

Deixe seu Melhor comentário aqui...