quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Cidade de Santos é Melhor na inclusão digital




A cidade está em segundo lugar (78,19%) no país, atrás apenas de São Caetano do Sul (82,6%), segundo o novo Índice Integrado de Telefonia, Internet e Celular e de inclusão digital, medido em mais 5.000 municípios brasileiros pelas fundações Getúlio Vargas e Telefônica/Vivo, IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e Instituto Gallup.
Segundo o coordenador do estudo, Marcelo Neri, da FGV, as cidades mais bem colocadas apresentam os melhores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). O de Santos é o terceiro melhor do Estado e o quinto do Brasil.

Segundo o secretário de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos, Marcio Lara, o município segue o modelo mais moderno de cidade inteligente, que vai além de oferecer governo eletrônico: “Viabilizamos ferramentas para o cidadão atuar como agente, encaminhando informações, sugestões e críticas para uma cidade melhor”. Em 2011, Santos foi exemplo de Cidade Inteligente no Congresso Mundial de 'Smart Cities', em Barcelona.

Avanços
A instalação de rede de fibra ótica na área urbana contribui para os avanços. Um exemplo é o sistema de segurança que desde 2006 transmite imagens 24 horas por dia de câmeras de vigilância instaladas em diversos pontos da cidade.

A criação do Centro Integrado de Dados oferece serviços à população pela internet e facilita o trabalho dos funcionários municipais. Ao sistema estão integradas várias atividades e 250 endereços nas áreas da saúde, educação, finanças e gestão.

Com seis polos, o Cemid (Centro Municipal de Inclusão Digital), oferece cursos e acesso gratuito. Neles, cerca de 7.000 pessoas receberam certificado. Já o programa Vovonauta, para idosos, forma mais de 250 alunos por ano.

A cidade também oferece a tecnologia Wi-Fi, que permite acesso à céu aberto na praça Mauá (Centro Histórico), Parque Municipal Roberto Mário Santini (emissário submarino, no José Menino) e Fonte do Sapo (Aparecida).

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu Melhor comentário aqui...