segunda-feira, 25 de junho de 2012

Colégio Jean Piaget de Santos é o 1º no Brasil a adotar robôs com inteligência artificial


Em função das demandas tecnológicas atuais, o Colégio Jean Piaget adotou um novo material de pesquisa. A partir deste ano os alunos contam com a inserção de três robôs humanoides em aulas regulares, atividades e cursos extracurriculares.

O robô "NAO Next Gen" tem inteligência artificial e interações quase humanas, ficou conhecido pela aparição do personagem Zariguim na novela “Morde e Assopra” da rede Globo, é um produto francês da empresa Aldebaran Robotics, utilizado como material de pesquisa em universidades e laboratórios em todo o mundo, entre eles, a Universidade de Harvard, Universidade de Tóquio e a USP - Universidade de São Paulo.

No Jean Piaget, primeiro colégio no Brasil a adotar a ferramenta, o foco do projeto é a Educação Infantil, segmento inédito no estudo do robô, que chegou à escola com funções básicas, mas possui tecnologia programável, capaz de se adaptar à realidade, às necessidades e à filosofia pedagógica do Colégio. Na prática, os alunos do Petit Piaget começam o projeto trabalhando, junto ao NAO, as seguintes habilidades: motricidade, lateralidade, noções de espaço e linguagens.



Toda a programação do robô - que reconhece vozes, conta e interpreta histórias e é ainda capaz de se conectar à Internet, entre outras funções -  integrará ainda os alunos do curso de Robótica de Ensinos Fundamental e Médio.

O projeto, pioneiro nessa área da educação, tem como principal objetivo pesquisar e explorar a relação da tecnologia de automação e o ambiente de aprendizagem, ao mesmo tempo em que desenvolve nos alunos capacidades e competências com a exploração de um novo material didático.


FICHA TÉCNICA:
Nome: Nao Next Gen
Empresa: Aldebaran Robotics
Altura: 58 centimetres
Peso:  4.3 kilograms
Autonomia: 90 minutos
Graus de Libertadade: 21 to 25
CPU : Intel Atom @ 1.6GHz (OS Linux)
Compatível : Windows
Linguagens de programação: C++, Python, Java, MATLAB, Urbi, C, .Net
Visão: Duas câmeras HD 1280x960
Conectividade: Ethernet, Wi-Fi

O Jean Piaget também é o primeiro lugar na Olimpíada Brasileira de Robótica 2012 (Regional SP - Nível II) - Conquista dos alunos Antonio Vitor Bassi, Thomas Vieira Jr, Gabriel Martins e Luz Felipe Morales


Criado no cinemagr.am
S. da Silva

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu Melhor comentário aqui...