domingo, 1 de abril de 2012

Museu do Café de Santos



Um dos principais pontos turísticos da cidade de Santos, o Museu do Café foi criado em 1998 com o objetivo de preservar e divulgar a histórica relação entre o café e o Brasil. Entre objetos e documentos que formam seu acervo é possível perceber como a evolução da cafeicultura e o desenvolvimento político, econômico e cultural do país estão intimamente ligados. Uma relação que começou em meados do século XVIII e que se mantém forte até hoje.

Instalado no edifício da antiga Bolsa Oficial de Café, inaugurado em 1922, o Museu do Café tem entre seus principais destaques telas e painéis de Benedicto Calixto e o Salão do Pregão – composto por uma mesa principal e setenta cadeiras -, onde eram realizadas as negociações que determinavam as cotações diárias das sacas de café na época. Os pregões foram realizados no edifício da Bolsa Oficial de Café até a década de 1950, quando os negócios foram transferidos para São Paulo.


Em suas instalações, o Museu do Café ainda possui um Centro de Informação e Documentação – que conta em seu acervo com diversas publicações e documentos sobre o café e sua história –, o Centro de Preparação de Café, que disponibiliza cursos relacionados ao conhecimento e ao preparo da bebida, além da premiada Cafeteria do Museu.
Endereço: Rua XV de Novembro, 95, Centro Histórico, Santos/SP
Preço: R$ 5,00
Seu horário regular de funcionamento é de terça-feira a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda-feira a sábado das 8h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h.
Desde de fevereiro/12 abre para visitações noturnas, duas quintas-feiras por mês, até o fim do ano. O local ficará aberto até às 21h.
Outras informações estão disponíveis no endereço: www.museudocafe.org.br.

1 comentários:

Nilton do Valle disse...

Lindo documentário e lindo também é o passeio e conhecimento adquirido nesse local. Estive aí e adorei.Parabéns Santos, por essa história viva!

Postar um comentário

Deixe seu Melhor comentário aqui...