terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Seminário Porto + 120 acontece na Estação Santos

Para comemorar o aniversário de 120 anos do Porto de Santos (dia 2 de fevereiro), a Editora Brasileira promove a primeira edição do Seminário Porto + 120, no dia 29 deste mês, quarta-feira, das 14 às 19 horas, na Estação Santos, Centro Histórico da Cidade (Rua Tuiuti, 56). O evento irá abordar a história e analisar as perspectivas do maior porto da América Latina para os próximos anos. Haverá também o lançamento de um livro comemorativa. 

O seminário vai reunir jornalistas, empresários e gestores do setor portuário em torno do tema “Porto de Santos – Memória e Patrimônio” e irá propor um olhar sobre as seguintes abordagens:

Como conciliar desafios e oportunidades gerados pelos investimentos no Porto de Santos com o patrimônio material e imaterial construído ao longo de 120 anos de história.

Quais os espaços de memória precisam ser preservados para garantir a continuidade das lições aprendidas sem interferir no desenvolvimento urbano e tecnológico.

Como fortalecer as relações entre o passado e o futuro com vistas à revitalização urbana e à expansão e demanda por áreas de atuação do Porto de Santos.

O livro o Porto de Santos – 120 anos de História traz o registro fotográfico, desde sua construção, com precários atracadouros e trapiches de madeira, até o cenário atual, mostrando os grandes momentos vividos e os novos projetos de crescimento e modernização do transporte de cargas e passageiros do maior porto da América Latina. O texto é é de  Clotilde Paul.

Programação: 

Abertura – 14h
 “Welcome Coffee e Credenciamento”

Painel 1 – 15h às 15h40
 “Reflexões sobre a expansão do Porto de Santos: história e avanços tecnológicos”

Painel 2 – 15h40 às 16h20
 “Impactos urbanos: patrimônio material e sua utilização ou reutilização no desenvolvimento das atividades portuárias e retroportuárias”

Participante: Débora Blanco Bastos Dias (Arquiteta)


Coffee Break – 16h20 às 17h

Painel 3 – 17h às 17h40
 “Preservação e futuro: desafios e oportunidades com projetos de revitalização de áreas e fomento ao turismo”

Participantes:
 Sérgio Paulo Perrucci de Aquino (Secretário Municipal de Assuntos Portuários)
 Renato Ferreira Barco (Diretor de Planejamento Estratégico e Controle da Codesp)

Painel 4 – 17h40 às 18h20
 “Sustentabilidade e Expansão: investimento em infraestrutura portuária’

Participantes:
 Gesner Oliveira (Economista)
 Fernando S. Marcato (Mestre em direito)

Encerramento – 18h20 às 19h
 Escolha do tema do Seminário Porto + 120 – Edição 2013.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu Melhor comentário aqui...