quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Santos perde seu primeiro surfista

O norte-americano Thomas Ernest Ritscher Jr, considerado o primeiro surfista do País, morreu por causas naturais no inicio desta manhã, aos 94 anos.

Em 1934 com apenas 17 anos ele construiu a primeira prancha de surf que se tem notícia no país, feita de madeira era denominada tábua havaiana, com a qual surfou na Praia do Gonzaga, em Santos, onde nasceu o surf no Brasil. Já o santista Osmar Gonçalves (1922-1999) foi o primeiro brasileiro a surfar – isso aconteceu também na Praia do Gonzaga, em 1939. 

Foto: Herbert Passos Neto
Além do surf ele praticou remo, vela, natação, salto ornamental, pólo aquático, hóquei, patinação e atletismo, destacando-se em vários campeonatos.

Grande incentivador dos esportes náuticos na cidade de Santos, participou intensamente de atividades esportivas no Clube de Golfe, Tênis Clube, Clube Hípico, Atlântico Clube e o Iate Clube de Santos.

O Cidadão Santista nasceu em Nova Jersey, nos Estados Unidos, no dia 30 de julho de 1917, em 1930 mudou-se para Santos. Seu corpo está sendo velado no São Imperial do Memorial de Santos e, às 18h, será encaminhado para a cremação.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu Melhor comentário aqui...