sábado, 15 de outubro de 2011

Movimento Rosa – Amor à Vida

Neste domingo (16), será realizada uma caminhada na praia, com saída às 9h da Praça das Bandeiras, no Gonzaga, abrirá a programação do "Movimento Rosa Amor à Vida".

A campanha organizada pela prefeitura objetiva sensibilizar o público feminino sobre a importância da prevenção do câncer de mama, o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres.  

Aberta ao público, a caminhada sairá em direção ao Parque Municipal Roberto Mário Santini, no José Menino. Não há necessidade de inscrição. Os organizadores solicitam aos participantes que vistam alguma peça rosa.

Antes do passeio, quem levar um pacote de fraldas descartáveis poderá trocá-lo por um kit da Avon com camiseta, ventarola e folder informativo sobre câncer de mama. Haverá distribuição de copos de água pela Sabesp. 

Na chegada, no emissário submarino, haverá atividades de sensibilização,  serviços de manicure e estande da ONG Orienta Vida, que atua na prevenção. Todos podem se solidarizar com a causa e participar desse alerta às mulheres, diz Sarah Jane Barbosa, assessora da SMS (Secretaria Municipal de Saúde).


As tendas de orientação e distribuição de informativos começam a funcionar na segunda-feira (dia 17), das 9h às 13h, na Praça Guadalajara (Morro da Nova Cintra). Na terça (18), será a vez da Praça Bruno Barbosa (Rádio Clube), no mesmo horário. Na quarta (19), das 10h às 14h, a tenda estará em dois pontos: Praça Mauá (Centro Histórico) e Praça Nossa Senhora Aparecida (Aparecida). 

O Movimento Rosa vai envolver também rastreamento de casos da doença em todos os bairros. Nos dias 20, 21 e 22, sempre das 8h às 16h, esse trabalho será realizado nas UBS (unidades básicas de saúde) e USF (unidades de saúde da família) e no Instituto da Mulher (Av. Conselheiro Nébias, 439).   

O atendimento será voltado a munícipes de Santos entre 40 e 69 anos. Não é preciso agendar consulta. A orientação da SMS é para que as santistas procurem a unidade mais próxima de sua residência. 

A paciente responderá a um questionário de avaliação de risco e passará por exame clínico das mamas. As que apresentarem risco e não tiverem feito a mamografia no último ano serão encaminhadas ao exame.  

As servidoras municipais da prefeitura também serão envolvidas na prevenção. A Secretaria de Gestão convocará 222 funcionárias públicas acima dos 40 anos para realização de exames, após triagem. E, no dia 21, todos os servidores estão sendo chamados a aderir à causa. A SMS pede para que neste dia todos trabalhem vestindo alguma peça na cor rosa. 

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu Melhor comentário aqui...