quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Governador Geraldo Alckmin confirma túnel entre Santos e Guarujá e VLT até São Vicente

Há anos, os moradores de Santos e Guarujá pedem uma nova ligação entre as duas cidades, já que, atualmente, as únicas opções são a balsa e a Rodovia Piaçaguera-Guarujá.


Esse desejo será atendido nesta quinta-feira, com o anúncio, pelo governador Geraldo Alckmin, de um túnel que unirá dois dos principais municípios do litoral Sul de São Paulo. Entrevistado por Anchieta Filho e Thiago Uberreich, o governador antecipou o anúncio durante o Jornal da Manhã. Na ilustração acima também contempla o VLT (Veículo Leve sobre o Trilho), que também faz parte do pacote de investimentos.

Alckmin, que durante a tarde fará o anúncio durante uma convenção em Santos, destacou que “fizemos uma pesquisa muito complexa, muito bem feita, de origem e destino, para poder tomar a decisão”. Inicialmente, previa-se a construção de uma ponte entre as duas cidades, mas a construção na entrada do canal “poderia, no futuro, limitar a entrada de navios no porto de Santos”, o principal da América do Sul, o que levou à escolha do túnel, que será construído no meio do canal.

O tucano salientou que, assim, serão beneficiados os moradores de Santos, Guarujá e Vicente de Carvalho, incluindo quem anda a pé, os usuários de bicicletas (haverá uma ciclovia), veículos de passeios, ônibus, caminhões e, no futuro, um Veículo Leve sobre Trilhos, que ligará, inicialmente, Santos e São Vicente, mas pode ser, no futuro, ampliada até o Guarujá. A obra também deverá diminuir a demanda pela balsa, que é cada vez mais exigida, lembrou ele.

Questionado sobre a eventual participação da concessionária Ecovias nas obras, Alckmin apontou que a construção do túnel ficará a cargo do governo (por licitação pública), o que deverá agilizar a entrega, com prazo de 36 meses após o começo dos trabalhos. Somando as audiências públicas e o projeto executivo, a expectativa é de que os operários iniciem a obra no primeiro trimestre de 2013, o que projeta uma conclusão durante o verão de 2016.

Fonte: Jovem Pan Notícias

LINK ENTREVISTA na TV TRIBUNA

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu Melhor comentário aqui...