quarta-feira, 6 de julho de 2011

FAKES: Usuários falsos nas redes sociais


Os perfis falsos, ou “FAKES” como são conhecidos, são usuários que criam personagens alimentados por informações falsas ou perfis assumindo identidades de outros usuários. Por trás destas contas, os eles pretendem o ocultar suas identidades reais para diversas finalidades.
O Twitter é hoje um fenômeno crescente na internet e uma das redes sociais mais visitadas, mas nem tudo o que se lê é autêntico, nem foi escrito por quem o usuário acredita. Paulo Henrique Ganso recentemente anunciou seu perfil oficial, @samsungphganso.
Sempre foi muito fácil criar um perfil em qualquer rede social usando o nome de outra pessoa, roubar fotos e informações – especialmente de figuras públicas. Além disso, perfis de famosos conquistam rapidamente novos seguidores, o que torna a prática bastante atraente.
Todos aqueles que estão entrando no twitter depois do Rafinha Bastos, Neymar e do Luciano Hulk, devem correr para segurar o melhor apelido que corresponda ao seu nome, ao do seu grupo ou ao do seu projeto. Se ele já foi registrado, analise o perfil e entre em contato. Muitos dos perfis falsos são canais de novidade mantidos por fãs.
Há duas maneiras de manter um perfil fake nas redes: fingir realmente ser a pessoa escolhida, tentando se aproximar o máximo possível de sua personalidade, ou ainda criar um perfil cômico, um estereótipo do real – estes geralmente mais duradouros e de maior sucesso.

O vocalista da Banda Charlie Brown Jr, Chorão, é mais um famoso que não utiliza o Twitter mas que está sendo representada na rede social por um perfil falso. Alguém está se passando por ele e enganando os outros usuários através do twitter.com/chorao_cbjr . O perfil oficial da banda Charlie Brown Jr no Twitter é o twitter.com/cbjroficial.

Outros casos já consagrados de perfis falsos no Twitter: @nairbello, @josoaresoficial @hebecamargo, @mussumalive e @vitorfasano. Eles usam a imagem de celebridades para dar um toque cômico às postagens, assumindo o “personagem”.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu Melhor comentário aqui...