terça-feira, 21 de junho de 2011

Escultura gigante do distintivo do Santos é esculpida nas areias do Gonzaga


Com o intuito de envolver os torcedores da Cidade no clima da decisão da Taça da Libertadores da América, entre Santos x Peñarol, a Prefeitura está construino uma grande escultura de areia, com o distintivo do alvinegro praiano. Os trabalhos tiveram início nesta segunda-feira (20), na praia do Gonzaga (direção da Rua Marcilio Dias).

Realizada em escala monumental, a escultura ficará voltada para a avenida da praia, e terá a dimensão total de 2.500 m². Os serviços, coordenados pelo artista plástico Gilson de Melo Barros, envolvem uma equipe com funcionários da Prefeitura e da empresa Terracom, sob coordenação da Secult (Secretaria de Cultura). A iniciativa atende uma proposta do prefeito João Paulo Tavares Papa.

De acordo com Gilson, a primeira etapa do processo é o levantamento dos blocos (o equivalente a 90 caminhões cheios de areia). Para isso, equipamentos de grande porte estão sendo utilizados, como empilhadeiras e retroescavadeiras. A previsão é que o monumento comece a ser esculpido nesta terça-feira (21), para que seja concluído na quarta-feira (22), dia da grande final.

Nesta quarta-feira o Santos FC e o uruguaio Peñarol reviverão a final de 1962 da Libertadores, que ocorreu em Buenos Aires, com a vitória da equipe brasileira. O erguimento da escultura, além de unir os torcedores para a possível conquista, presta uma homenagem a todos os jogadores que fizeram e fazem a glória do time santista.    


Oficina – Escultura Baleia

 Além da grande escultura com o brasão do Santos, uma oficina de escultura em areia será realizada nesta terça e quarta-feira (22) para a produção de uma baleia (mascote do time) de aproximadamente cinco metros. A oficina é destinada a crianças, com 20 vagas para o período da manhã e 20 para o período da tarde. O objetivo é que os participantes possam ajudar na confecção da obra. As aulas são gratuitas e ocorrerão das 9h às 12h e das 14h às 17h, nas areias da praia do Gonzaga (direção da Rua Marcilio Dias).