terça-feira, 17 de maio de 2011

O que é Melhor? Túnel ou Ponte para ligar Santos ao Guarujá

A Codesp fará um estudo para apontar o local mais adequado e a melhor forma de ligação entre as margens do canal que separam Santos de Guarujá. O resultado desse trabalho será apresentado ao Conselho de Autoridade Portuária (CAP), que poderá aprová-lo e encaminhá-lo ao Governo do Estado.



A estatal vai analisar a altura mínima de uma ponte e a profundidade mínima, no caso de ser construído um túnel. Também levará em consideração o planejamento estratégico futuro do Porto de Santos. A decisão foi tomada ontem por representantes do CAP, que se reuniram na sede do órgão.


Preferência
Em 11 de março, quando o governador Geraldo Alckmin (PSDB) esteve em Santos, disse que o Estado definiria, em até 60 dias, o local para a construção da ligação entre Santos e Guarujá até o início de maio. Porém, esse prazo não foi cumprido. Além do estudo que será feito pela Codesp, os técnicos das secretarias de Estado de Desenvolvimento Metropolitano e Transportes também analisam as propostas.

Uma delas é a ligação Saboó-Ilha Barnabé, um projeto da Prefeitura de Santos, fechado com a Codesp em 2006. Baseado nisso, a Ecovias propôs, recentemente, a construção de uma ponte para ligar as margens do porto. A outra ideia é a ponte entre os bairros Ponta da Praia e Conceiçãozinha, apresentada pelo ex-governador José Serra (PSDB). A principal diferença entre ambas é que esse modelo seria utilizado apenas por veículos de passeio.

"O CAP sempre defendeu a ligação Saboó-Ilha Barnabé por ser mais estratégica e de caráter regional. Também disse que a da Ponta da Praia tem uma importância subsidiária, devido à substituição do sistema de balsas", frisou. Tanto o Estado como a Ecovias descartaram a construção de um túnel. O CAP ainda aguarda o envio de documentos que justificam tal posição.

Fonte: Jornal A Tribuna

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu Melhor comentário aqui...