sexta-feira, 6 de maio de 2011

Bonde Turístico comemora 1 milhão de passageiros com 6 Bondes em cortejo neste sábado


O Centro Histórico estará em festa sábado (7) para comemorar 1 milhão de passageiros na linha turística do bonde. A marca será lembrada com cortejo com seis bondes, que sairá às 11h da Praça Mauá, levando autoridades, integrantes do programa municipal Vovô Sabe Tudo e populares.


O cortejo terá os modelos italiano e português, reboque e os bondes camarão e o 38. Um novo exemplar vindo de Votorantim será exposto na Praça Mauá. Da década de 20, o veículo passará por restauração. Os veículos vão receber decoração especial nas cores dos países de origem.

O percurso inclui Valongo e Outeiro de Santa Catarina. O desfile será aberto por um modelo Ford 29. Para completar a festa, um palco será montado em ao Paço Municipal, com apresentações, a partir das 9h45, da Banda Santista de Repertório e Grupo de Choro Toledo e Regional.

A linha turística foi entregue em setembro de 2000, originalmente com 1,7 km de extensão. Ganhou mais 1,2 km em abril de 2009, durante as comemorações do centenário do bonde elétrico, e a partir de dezembro de 2009, mais 2,1 km. O tempo de duração do passeio aumentou de 25 minutos para cerca de 50, contemplando 40 pontos de interesse turístico, histórico e cultural.

O passeio é feito de terça a domingo, das 11h às 17h, com embarque na Estação Buck Jones, na Praça Mauá. A passagem custa R$ 5,00, com gratuidade para menores de 5 anos; guias de turismo, desde que a trabalho; viagens agendadas por entidades filantrópicas e escolas públicas do ensino fundamental de Santos; centros de convivência da Seas (Secretaria de Assistência Social) e grupos de treinamento e reciclagem profissional promovidos pela Setur (Secretaria de Turismo de Santos).

Maiores de 60 anos, estudantes (com documento de identificação escolar) e grupos de entidades assistenciais (devidamente certificadas) têm 50% de desconto.

Fonte: Prefeitura de Santos