quarta-feira, 27 de abril de 2011

Trecho da ciclovia da Francisco Glicério terá corredor verde



Santos ganhará mais um corredor verde, importante para a captação da água da chuva e quebra de ilhas de calor - áreas concentradas de concreto que elevam a temperatura como uma estufa. A prefeitura está implantando grama nos dois canteiros centrais da ciclovia da Av. Francisco Glicério, em trecho de 330 m de extensão, entre as avenidas Washington Luís e Conselheiro Nébias.

O serviço, iniciado semana passada pelas secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos, integra a política ambiental da administração municipal, cujo objetivo é aumentar a área verde e proporcionar mais qualidade de vida à população.

“Neste trecho observamos que poderíamos ter um ganho ambiental. Em zonas urbanas conseguimos isso com arborização, caminhos verdes e parques lineares”, afirmou o chefe do Departamento de Parques e Áreas Verdes da Semam, João Cirilo, destacando as vantagens: “Quanto maior a impermeabilidade do solo, maior é quantidade de água que infiltrará nesses locais. Outro benefício é a diminuição da temperatura em até 2°C. Esses dados são retirados de pesquisas da USP, observados nos últimos congressos de arborização”.

Na manhã desta terça (26), funcionários da Semam finalizavam a colocação de grama no canteiro sentido Ponta da Praia. Do outro lado, na direção do José Menino, também já foi retirado o concreto e estão sendo colocados terra e grama.

Fonte: Prefeitura de Santos