terça-feira, 19 de abril de 2011

Subsede da Copa: aprovada logomarca e definidas câmaras técnicas

A primeira reunião do Comitê Pró-Santos na Copa 2014 registrou grande avanço na definição de projetos e estratégias visando o objetivo final: consolidação do município como forte candidato a subsede do Campeonato Mundial de Futebol.


O encontro, nesta terça (19), na Arena Santos, sob a presidência do prefeito João Paulo Tavares Papa, reuniu representantes da iniciativa privada e da administração municipal que farão parte das quatro câmaras técnicas do comitê.

Inicialmente, foi apresentada a logomarca da campanha ‘Santos quer você’, que pretende trazer para a cidade uma das 32 seleções. De forma estilizada, a peça representa Pelé e sua comemoração de um gol com o soco no ar, combinada com figuras que lembram o perfil da Ilha de Santo Amaro (onde estão Santos e São Vicente), a bandeira do Brasil e efeitos de velocidade que dão, através de ações multicoloridas, um símbolo harmonioso para a campanha. A logomarca, aprovada pelo comitê, nas cores verde, amarela e azul, teve a participação de técnicos das secretarias de Comunicação Social, Turismo e de Esportes.

A cidade está se preparando não apenas para a Copa. “Em 2016, teremos os Jogos Olímpicos no Rio e queremos mobilizar nossa população para receber também delegações estrangeiras. Nossa cidade tem tradição no esporte, temos o Santos FC e Pelé. Além disso, as características de Santos, quanto à temperatura, umidade relativa do ar e pressão atmosférica, são semelhantes às do Rio”. Disse Papa, o Prefeito de Santos.

O presidente do Santos FC, Luís Álvaro, afirmou que o clube participará da divulgação da candidatura da cidade para a Copa do Mundo, tanto nos jogos no país quanto no exterior. Lembrou ainda que o CT Rei Pelé tem capacidade para receber uma seleção, mas existem planos de construção de novo centro de treinamento com hotel para 60 pessoas. “Estamos conversando com a Codesp e temos uma perspectiva positiva para ampliarmos nosso CT”.

O tricampeão mundial de futebol Clodoaldo Tavares Santana ressaltou que os atletas veteranos do Santos FC, muitos dos quais já defenderam a seleção brasileira em Copas, estão engajados na campanha. “Para mim é um grande orgulho representar atletas do passado neste comitê”, disse o ex-jogador.

Integraram a primeira reunião de trabalho o coordenador do comitê, Luiz Dias Guimarães; o presidente do Santos, Luís Álvaro; os empresários José Pepe Altstut e Marcos Santini; o vereador Adilson Júnior e os secretários Paulo Musa (Esportes), Wânia Seixas (Turismo), Bechara Abdalla (Planejamento), Rosana Major (Comunicação), Rogério Sampaio (Fupes) e o engenheiro Luís Fernando Vela, do Santos.

Câmaras
Entre as várias ações a serem adotadas em âmbito regional estão propostas de capacitação de profissionais dos setores de turismo, hotelaria, gastronomia e transporte. Serão feitos estudos para mobilizar a população quanto ao recebimento dos visitantes, aproveitando os cerca de 2.600 leitos da rede hoteleira – previsão para 2014 – e imóveis particulares, que poderão ser locados para os turistas, mediante um cadastro.

Os temas serão planejados e avaliados pelas câmaras técnicas. São as seguintes: Infraestrutura, Mobilização e Capacitação, Turismo e Eventos, Marketing, Divulgação e Captação.

Fonte: Prefeitura de Santos