segunda-feira, 25 de abril de 2011

Novo restaurante no centro de Santos abre suas portas

O restaurante Cais da Ribeira abre as portas no Centro Histórico de Santos. O português José Paiva, dono do Quinta da XV, especializado em comida portuguesa, também no centro, não vê a hora de a reforma da nova casa fique pronta para que ele comece a receber os clientes. “Há uma parcela da clientela ávida para conhecer a nova casa. Não tenho dúvidas de que será um sucesso”, afirma ansioso.
Foto: Luiz Fernando Menezes/Fotoarena


Paiva está no Brasil há 26 anos. Abriu o Quinta da XV no centro, em 2002, estimulado por um programa da prefeitura da cidade que isenta da Imposto Predial, Territorial e Urbano (IPTU) os estabelecimentos que ocupam e mantêm prédios históricos no Centro de Santos. Chegou ao País aos 40 anos, para uma viagem de alguns meses, e acabou ficando.
Paiva conta que está investindo R$ 400 mil no novo restaurante, que terá cozinha típica da cidade do Porto, em Portugal, sua terra natal. Para a empreitada, ele conta com a ajuda de Guilherme Brum, jovem formado em gastronomia, que fez estágio na cozinha do Quinta da XV. “Devemos recuperar o investimento em dois a três anos”, calcula o chefe.
O empresário afirma que decidiu abrir a nova casa estimulado pelos negócios que a cidade tem presenciado. “Atendo muita gente da Petrobras e de outras empresas ao redor, mas os clientes querem mais privacidade”, afirma, explicando que seu restaurante é uma típica tasca, como os portugueses chamam o botequim. As mesas são dispostas coladas, uma ao lado das outra, e os clientes sentam-se juntos, na mesma mesa. “A cidade está numa pujança só. Se você quiser alugar uma loja no Centro, não vai encontrar”, comenta, enquanto oferece seus famosos pastéis de belém para a reportagem do iG.




Fonte: IG