terça-feira, 29 de março de 2011

Reciclagem em Santos é a Melhor

A reciclagem é uma importante ferramenta para podermos amenizar o grande problema do acúmulo de lixo no mundo. Santos é uma das poucas cidades do Brasil que oferece serviço de coleta de lixo reciclável para 100% das residências. Os dados foram divulgados pelo Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE).

A cidade de Santos está à frente de inúmeros municípios, inclusive capitais, e o desafio é que a população amplie a consciência sobre a importância da reciclagem, aumentando o volume de material destinado para o programa Lixo Limpo, para carrinheiros, instituições ou empresas que executem a coleta; o importante é participar. O programa Lixo Limpo é realizada há 17 anos de segunda a sábado, recolhendo semanalmente em todos os bairros a coleta de metais, plásticos, vidros e papéis. O material é encaminhado à Usina de Separação de Materiais, na Alemoa, onde é separado por usuários do Programa de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde, e ex-catadores do Aterro Controlado da Alemoa.

O programa, com a participação da Secretaria de Ação Social, beneficia os trab
alhadores com ajuda de custo, cesta básica, vale-transporte e alimentação lixo-limpo. A programação da coleta está no site da Prefeitura em www.santos.sp.gov.br (Link do dias de recolhimento), ou no Diário Oficial.

Educando por natureza Mediante agendamento na Semam, são realizadas palestras em escolas sobre conscientização para a reciclagem; palestras educativas também ocorrem no Laboratório de Controle Ambiental (Posto 3 da praia). Orientação para reciclagem junto a síndicos e zeladores de condomínios. Reciclagem de óleo de cozinha Iniciativa da Secretaria de Esportes voltada às barracas de praia será ampliado para toda a Cidade em novo programa da Semam.

A seleção e separação de materiais recicláveis no lixo domiciliar são muito importantes e é essencial que cada um faça a sua parte. Para outras informações, basta entrar em contato pelo tel.: 3226-8080.