quarta-feira, 2 de março de 2011

Melhores perguntas e respostas sobre prótese de mama

Em Entrevista exclusiva para o Melhor de Santos, o Cirurgião Plástico Rodrigo Achilles responde as dúvidas enviadas sobre prótese mamária. Ele é especialista em cirurgia plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e capacitado em estética pelo Departamento de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina da USP. CRM 88011



MDS: QUEM DEFINE QUAL É O VOLUME IDEAL DA PRÓTESE MAMÁRIA?
Dr. Achilles: Durante uma consulta é tamanho da prótese é definido entre o médico e a paciente. A paciente expõe seu desejo sobre o volume e o médico define os limites harmônicos destes volumes, para adequar a prótese ao corpo da paciente.

MDS: QUEM TEM PRÓTESE PODE AMAMENTAR?
Dr. Achilles: Uma mulher que tem prótese pode amamentar normalmente. Quem está amamentando deve esperar uma média de 3 meses após o término da amamentação para se submeter a cirurgia.

MDS: HÁ A NECESSIDADE DE TROCAR A PRÓTESE DE MAMA? QUANTO TEMPO?
Dr. Achilles: Depende de como esta prótese se adapta ao organismo da paciente, muitas vezes a troca da prótese é indicada para tratar o envelhecimento da mama, outras vezes está relacionada ao tratamento de algumas poucas complicações.

MDS: QUAL É A MELHOR VIA DE ACESSO PARA COLOCAR A PRÓTESE?
Dr. Achilles: Depende da forma da mama, mas no Brasil as incisões mais comuns são ao redor da aréola e no suco mamário (embaixo da mama).




MDS: APÓS A CIRURGIA A PACIENTE PERDE A SENSIBILIDADE NA MAMA?
Dr. Achilles: Não. Durante um curto intervalo de tempo, que pode chegar a alguns meses, a sensibilidade pode diminuir.

MDS: A PARTIR DE QUAL IDADE É RECOMENDADO A CIRURGIA DE AUMENTO DA MAMA?
Dr. Achilles: Na maioria das vezes após os 17 ou 18 anos.

MDS: QUAL É A COMPLICAÇÃO MAIS COMUM NESTE TIPO DE CIRURGIA?
Dr. Achilles: Além das complicações inerentes às cirurgias em geral, a cirurgia de prótese de mama tem como complicações mais comuns a contração da cápsula (aproximadamente 2%), hematomas ( ap. 2%) e infecção (0,5%).

MDS: MESMO COM A PRÓTESE DE SILICONE, AS MAMAS PODEM CAIR COM O PASSAR DO TEMPO?
Dr. Achilles: O aumento da projeção e do colo da mama após a prótese se mantém com o passar do tempo, mas a mama continua envelhecendo. Assim, a pele da mama tem a tendência de se tornar mais flácida, e o tecido mamário será substituído por gordura.

MDS: EXISTE RISCO DE SE CONTRAIR UMA DOENÇA COM O IMPLANTE DE SILICONE? CÂNCER POR EXEMPLO?
Dr. Achilles: Não. Se forem respeitados os princípios básicos da cirurgia, e avaliando o número de pessoas que já foram submetidas a esta cirurgia, fica claro que não há relação entre a prótese de mama e qualquer outra doença, incluindo o câncer.

MDS: A CIRURGIA ESTÉTICA DAS MAMAS DEIXA CICATRIZES?
Dr. Achilles: TODAS as cirurgias deixam cicatrizes. Na cirurgia plástica existe a preocupação do cirurgião em colocar as cicatrizes em locais estratégicos para diminuir sua percepção, mas elas sempre estarão lá. Dependendo do organismo, da forma com ela foi feita pelo cirurgião ou da dos cuidados que a paciente tem no pós-operatório, a cicatriz pode ficar mais ou menos aparente.


Fonte: www.rodrigoachilles.com.br

2 comentários:

boqnews.com disse...

Prefeitura faz implante de prótese mamária

Desde 2012, quando o procedimento começou a ser feito, quatro mulheres já receberam próteses de silicone e outras 10 realizaram cirurgias reparadoras na mama com outras técnicas

Doctor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

Deixe seu Melhor comentário aqui...