segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Zé do Coco no Canal 6 sempre cheio

Foto: Nirley Senas
José Costa dos Santos, conhecido como Zé do Coco é de longe o Melhor vendedor de cocos da orla de Santos, num dia de sol, ele chega a vender três mil cocos no calçadão da praia,  é o que mais vende água de coco em Santos. 
Há 28 anos na Cidade, hoje Zé do Coco pode ser considerado um vencedor. O "rei do coco" santista possui um quiosque ao lado da ciclovia, na altura do Canal 6. Abre às 7 da manhã e fecha lá pelas 3 da madrugada. A labuta diária, que na temporada chega a 20 horas ininterruptas de trabalho, já lhe rendeu carros, imóveis e clientes cativos - um deles o acompanha há 22 anos. Para dar conta do trabalho, Zé tem sete funcionários.
Dia 31 de Janeiro de 2011 - 19h - 31 Graus
Nada mau para quem saiu da pequena Pinhão, cidade localizada no extremo Oeste de Sergipe, cuja população, conforme contagem feita em 2007 pelo IBGE, é de 5.590 pessoas. O quinto filho de uma família de 14 irmãos chegou a Santos aos 18 anos, no dia 22 de dezembro de 1982.
"Lá no Nordeste, a gente trabalhava na roça", conta Zé, o olhar distante. "Meu pai trabalhou muito, a vida inteira, e hoje não tem nada". E prossegue: "Vim sozinho. Eu e Deus. Desde moleque, meu sonho era vir para cá. Na minha cabeça, eu sabia que ia vencer em Santos".
Hoje, entre os bens acumulados, os mais preciosos são as filhas Jaqueline, de 15 anos, e Renata, de 20. Ao contrário de Zé, que estudou só até a oitava série (antigo ginasial), a filha mais velha está no quarto ano de Direito. "Elas me ajudam no caixa. Mas têm que estudar".



Fonte: Jornal A Tribuna

2 comentários:

Jornal da ORLA disse...

14 mil cocos é quanto José Costa dos Santos, o Zé do Coco, vende por semana, em seu quiosque, na praia, ao lado do Canal 6. “Minha meta é vender 100 mil neste verão”, diz. Se alcançar seu objetivo, em março o Zé terá servido pouco menos de 50 mil litros de água de coco, ou o equivalente a duas carretas-tanque cheias até a tampa.

josivaldo nestor disse...

meu sergipe meu pinhao onterraneo valente

Postar um comentário

Deixe seu Melhor comentário aqui...