segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Dia do Bairro da Vila Belmiro

Vista 360 graus da Vila Belmiro (click Aqui)
O nome foi dado em homenagem a Belmiro Ribeiro de Moraes e Silva, que se destacou na vida social, econômica e política de Santos. Foi o responsável pelo loteamento da Vila Operária, que passou a se chamar posteriormente Vila Belmiro.
O bairro, predominantemente residencial, abriga diversos sobrados, prédios, dois grandes hospitais e escolas na cidade.

Na década de 1970, o local serviu de cenário para a telenovela Éramos Seis. O terreno onde hoje estão os colégios públicos Emília Maria Reis, Azevedo Junior e Primo Ferreira no passado foram os campos de futebol da Associação Atlética Americana.
Na década de 1940 foi inaugurado o primeiro cinema do bairro, o Cine Avenida, localizado na Avenida Bernardino de Campos.

Uma das personagens do bairro é o Didi, barbeiro oficial do Rei Pelé. Sua barbearia se localiza em frente ao estádio até hoje.

O estádio foi inaugurado em 12 de outubro de 1916, porém, sua primeira partida só ocorreu 10 dias depois, com vitória santista contra o Ipiranga de São Paulo. Em 1931 foi inaugurado o sistema de iluminação, dois anos depois o Estádio ganhou o nome de Urbano Caldeira.
O clube faz visitação monitorada e o passeio inclui o museu Memorial da Conquista, vestiários, a sala de imprensa e o campo, além da possibilidade de conhecer o Centro de Treinamento e o hotel Recanto dos Alvinegros através de visita previamente agendada.