segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Teatro Guarany de Santos

Por muito pouco, Santos não perdeu um de seus principais patrimônios, o Teatro Guarany, datado de 1882. O imóvel, palco de apresentações internacionais e reuniões abolicionistas, enfrentou decadência e foi relegado ao abandono, principalmente após incêndio em 1981. Mas, com esforços da prefeitura e da iniciativa privada, passou por recuperação e voltou a ser uma sala de espetáculos há dois anos, em 7 de dezembro de 2008. Para encanto de artistas, diretores e público.

Nesse período de renascimento, o Guarany já recebeu mais de 150 eventos teatrais, musicais, literários, sessões de cinema, exposições, festivais, congressos, encontros e fóruns. Cerca de 35 mil pessoas passaram pelo local, movimentando o entorno do teatro e contribuindo para a revitalização do Centro Histórico. Demonstrando sua versatilidade, em 2010 houve atrações como os concertos de violão, piano e canto, em homenagem a Villa-Lobos e comemorativo aos 100 anos de Noel Rosa, além de apresentações do Clube do Choro, Encontro de Corais e de Tom Zé.

Também foram realizadas mostras e shows da Virada Cultural, Mirada, Caros Amigos e Curta Santos; os tradicionais festivais de teatro Festa, Fescete e Festes; e as peças ‘O Novelo’, ‘O Recital de Sofia’ e ‘Virgem aos 40’. Este último espetáculo, que conta com a atriz Aldine Müller, foi apresentado pela primeira vez em Santos. “O Guarany é pé quente para mim. Ele é todo especial e sua restauração foi muito feliz, não o deixou com cara de teatro. Parece mais uma casa antiga, com ambiente aconchegante”, disse Aldine.


Programação:
Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100 - Centro Histórico - Santos)

2 comentários:

Anônimo disse...

Hoje tem FERNANDO MOTTA um otimo progama para quem gosta de musica estrumental ,um abraço do seu fã nelson 31/05/2012

Anônimo disse...

Parabens Prefeitura de Santos. Agora só falta colocar de volta a circulação dos bondes na Ana Costa e na Avenida Praia.Isto só enriqueceria mais parimônio Culural da nossa querida cidade.
Rodolfo Braga , santista nascido Na Santa Casa de Santos

Postar um comentário

Deixe seu Melhor comentário aqui...