quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

10 Motivos para seus seguidores no Twitter te deixar:

Perder um seguidor ou outro é comum no Twitter, mas por qual razão fulano não quer mais te seguir? Às vezes seguimos alguém ou um serviço esperando algo, mas o resultado acaba sendo bem diferente. Ok. Aquela pessoa twitta coisas interessantes, mas não para mim. E é isso que faz o Twitter interessante e uma ferramenta tão fantástica, você segue quem você quer até quando quiser.


Mas vamos aos motivos do famoso "Unfollow"


1. Você não está dizendo nada.

Quando não temos nada de bom para falar é melhor não falar nada. Em outras palavras, se é para falar besteira, é melhor ficar calado. Você não precisa twittar dezenas de vezes ao dia, basta manter um ritmo e ser oportuno.

2. Você sumiu.

Muitas pessoas começam a twittar com freqüência. Fazem dezenas de tweets num único e dia e, de repente… puff! Somem. Depois de uns 15 dias voltam a twittar muito e, sem motivo aparente, somem novamente.  Essas pessoas que não mantém um ritmo de postagens são mais propensas a receber unfollow. Como o twitter é uma ferramenta de comunicação praticamente instantânea, você deve aparecer sempre que possível, garantindo que seja sempre visto pelos seus seguidores.

3. Você é egocêntrico.

“Eu fiz isso… Eu fiz aquilo… Vejam MEU post no MEU blog com MEU ponto de vista…” Okay, você só sabe falar sobre você mesmo. A menos que você seja uma celebridade, cedo ou tarde, as pessoas se cansaram de você. Lembre-se que a internet é uma comunidade global. Traga para seus seguidores informações relevantes de fora, conte como você vê o mundo, não o SEU mundo. Se você tem um blog, evite ficar twittando o tempo todo sobre ele. Twitte sobre outros blogs semelhantes, sobre notícias. Seja variado, mas sem fugir da sua área de interesse, é claro.

4. Você é chato.

Ok. Talvez você seja legal (pessoalmente), mas seu twitter é um saco. Pessoas chatas geralmente twittam a cada 5 segundos e seus conteúdos são extremamente banais (uma versão ainda pior do “você não está dizendo nada). Se for para twittar a todo momento, seja engraçado, traga conteúdo, seja relevante.

5. Seus seguidores são, na verdade, robôs.

É, desculpe-me desapontá-lo. Seus seguidores não eram exatamente… humanos. Se você já tem uma conta de twitter há mais de um ano, reparará que de tempos em tempos você é “invadido” por várias contas robôs que começam a lhe seguir. Essas contas se aproveitam do efeito followback, esperando que você as siga de volta. E, bem, se você não as segue de volta, elas lhe dão unfollow – e algumas são ainda mais sacanas: mesmo que você as siga, em algum momento elas lhe darão unfollow do mesmo jeito. 

6. VOCÊ é o robô

Pessoas que usam aplicativos para twittar mensagens prontas e não interagem com as pessoas. Essas contas tem um índice altíssimo de follow to unfollow, ou seja, de pessoas que seguem e, ao perceberem que a conta não interage, deixam de seguir. Qual é! Já estamos saturados de mecanismos frios, queremos pessoas em suas contas de twitter.

7. Você está ofendendo as pessoas.

Época eleitoral é um momento daqueles que você perde seguidores “de graça” por dar sua opinião política. Se você  que realmente dar sua opinião sobre algum tema polêmico, evite o twitter. Seus poucos caracteres não serão o suficiente para sustentar seu ponto de vista e isso pode ofender pessoas e, conseqüentemente, reduzir seu número de seguidores. Mas se esse tweet é mesmo muito importante, então vá enfrente: twitter por sua própria conta e risco, entendendo que você pode perder alguns followers.

8. Você está ofendendo as pessoas[2].

Cuidado com o conteúdo que você coloca na rede. Twittar sites de pornografia, “brincadeirinhas” de mal gosto, xingamentos e ofensas públicas podem fazer seus seguidores voarem para longe. Mantenha o tom dentro do twitter. Se alguém lhe ofendeu diretamente, leve a briga para as mensagens diretas, não discuta no twitter. Nada mais chato que ver alguém falando em caixa alta e se repetindo várias vezes.

9. Você mudou de foco.

Nada mais natural. As pessoas são assim: estão em constante mudança. E a nossa sociedade midiática só aumenta isso. As pessoas constroem novas identidades a todo o momento. Se você defendia teoria X e agora defende teoria Y, é normal que você perca muitos seguidores. Não se desespere, os seguidores velhos vão, mas os novos vão chegar – acredite na profecia!

10. Você está usando o Twitter como MSN.

Seu último tweet interessou bastante um dos seus seguidores. E ele começa a conversar com você. E você responde. E o papo continua até altas horas. Legal. Mas não para quem está fora da conversa. Imagine só a seguinte situação: você convida seu amigo para uma festa, mas quando chega lá você começa a conversar com uma 3ª pessoa e deixa-o de fora. Ele não vai curtir, certo? Vai lhe dar unfollow. Use as mensagens diretas quando perceber que a conversa se estendeu para mais do que um tweet. Lembre-se que quando você começa um tweet com um @, somente os amigos em comum entre vocês dois verão a conversa, isso já reduz consideravelmente o atrito com seus outros seguidores. Se a conversa for longa  troquem e-mail, telefone, MSN, skype, continuem a conversa fora do twitter.

Fonte: Olhar Digital




0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu Melhor comentário aqui...