domingo, 21 de novembro de 2010

Receita caseira para pegar mosquitos da dengue

Para ajudar com a luta contínua contra os mosquitos da dengue e a dengue hemorrágica, uma idéia é trazê-los para uma armadilha que pode matar muitos deles. Serve para qualquer tipo de mosquito, desde o "pernilongo"  comum  até o mosquito da dengue. 

O que nós precisamos é, basicamente: 
200 ml de água;
50 gramas de açúcar mascavo;
1 grama de levedura (fermento biológico de pão, encontra em qualquer supermercado ) e uma garrafa plástica de 2 litros.

A seguir estão os passos a desenvolver:

1. Corte uma garrafa de plástico no meio. Guardar a parte do gargalo:



2. Misture o açúcar mascavo com água quente. Deixar esfriar. Depois de frio despejar na metade de baixo da garrafa.

 3. Acrescentar a Levedura (fermento). Não há necessidade de misturar. Ela criará dióxido de carbono.

4. Colocar a parte do funil, virada para baixo, dentro da outra metade da garrafa.

5. Enrolar a garrafa com algo preto, menos a parte de cima, e colocar em algum canto de sua casa.

Em duas semanas você vai ver a quantidade de mosquitos que morreu lá dentro da garrafa.


Além dos locais de reprodução do mosquito, podemos utilizar esse método muito útil em escolas, creches, hospitais e residências. 

Gente, ainda que esse artefato seja muito complicado para fazer e você não tem tempo nem disposição para pô-lo em prática, não é preciso esquentar a cabeça, mas, é extremamente necessário a conscientização de todos na luta e combate ao "Aedes aegypti" que além da dengue, também pode transmitir a febre amarela e o danado do mosquito está evoluindo, quando não encontra água parada e limpa, ele procura até água suja, água com pequena correnteza ou até mesmo depósito seco na falta de água. Está ficando cada dia mais difícil combatê-lo, por isso precisamos uns dos outros, ações conjuntas de inspeção e limpeza de lugares que possam transformar-se em criadouro além dos locais que já sabemos preferidos dos mosquitos ou seja os tanques e tonéis, seguidos por vasos e pratos de plantas, pneus e garrafas. Vamos fazer a nossa parte e cobrar para que o vizinho também faça a dele.


Saiba que um dia metade da população da Baixada Santista morreu por causa desses mosquitos...

A luta contra a dengue continua.

 A cidade de Santos instalará até amanhã (19 de Janeiro de 2012), cerca de 500 armadilhas, conhecidas como MosquiTrap, para auxiliar na luta contra a dengue. Para coibir a proliferação do mosquito 'Aedes aegypti', transmissor da doença, os mecanismos liberam uma substância química que atrai mais as fêmeas de mosquitos.