terça-feira, 16 de novembro de 2010

Personalidades da Cidade: ROGÉRIO SAMPAIO CARDOSO

Nasceu em Santos no dia 12 de setembro de 1967, sua infância foi no bairro Campo Grande, na Rua Espírito Santo. Estudou no Colégio Santista do maternal até o terceiro colegial. O Judoca tornou-se conhecido nacionalmente ao ganhar a medalha de ouro no judô nos Jogos Olímpicos de Barcelona de 1992. Sua medalha foi a única medalha de ouro individual do Brasil naquela competição(o outro ouro do Brasil foi obtido pelo voleibol de quadra masculino). 

Foi numa consulta de rotina que o pediatra aconselhou à dona-de-casa Neuza Sampaio Cardoso a matricular seu filho caçula na escolinha de judô. Ninguém se lembra direito da data nem do nome do doutor. Ninguém podia imaginar, mas ali, naquele consultório, começava a ser traçada a trajetória brilhante de um homem que entraria para a história do esporte mundial: o campeão olímpico Rogério Sampaio, medalha de ouro, da categoria meio-leve, na Olimpíada de Barcelona, em 1992.

No ano seguinte, mudou de categoria, da meio-leve para a leve, e conquistou o bronze no Campeonato Mundial do Canadá. Nesse mesmo ano, deu forma a um sonho: a Associação de Judô Rogério Sampaio,em Santos.
Em 1994, foi bronze novamente, dessa vez, no Mundial Universitário de Judô.


Entrevista de Rogério Sampaio para o Jornal da ORLA sobre os Jogos Abertos:




Mais sobre o Atleta: