sábado, 6 de novembro de 2010

Novas do Museu Pelé

Edson Arantes do Nascimento e o arquiteto Oscar Niemeyer se encontraram na tarde desta quinta-feira (04/11), em Copacabana, no Rio de Janeiro. Para mostrar à imprensa o protótipo do museu inspirado no jogador, que será instalado aqui em Santos.
Pelé adiantou que o museu vai ter mais de três mil peças de acervo, inclusive uma réplica da taça do mundial de 1970, a Jules Rimet, que foi derretida. Mas a peça que mais emocionou o Rei é a caixa de engraxate guardada pela mãe. O ex-jogador explicou que, aos 12 anos, quando ainda morava em Bauru (interior de São Paulo), trabalhou como engraxate para ajudar a família.
O museu terá o formato de uma bola e vai exibir todos os gols registrados da carreira do jogador, que foi o primeiro a ultrapassar a marca dos mil gols.


O Museu Pelé está sendo instalado em um antigo casarão do Valongo, no Centro Histórico de Santos, cidade onde o talento do atleta foi revelado para o mundo. A obra vai preservar as fachadas do prédio, enquanto o interior terá uma arquitetura arrojada, com modernos recursos de Museologia.