segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Foco em Santos: Vídeo da cidade do Esporte


O esporte em Santos talvez seja um dos temas de maior projeção da cidade. Ela possui uma grande tradição nos mais variados esportes com constante auxílio de projetos sociais e educacionais. A começar pelo mar, temos o surfe santista que, apesar das ondas calmas da praia, possui um papel particular na história do surfe brasileiro e mundial: foi em Santos que o esporte começou a se desenvolver no país.
Desde a década de 1930, os surfistas utilizavam pranchas de madeira ôca e surfavam na praia do Gonzaga. A carreira dos pioneiros da modalidade no Brasil, os irmãos Thomas Rittscher Júnior e Margot Rittscher, está exclusivamente ligada à Santos e aos nomes de santistas como Osmar Gonçalves e João Roberto Suplicy Hafers, que formam, juntos, o que o jornalismo de hoje diz ser os primeiros surfistas do Brasil. Mais tarde, o surfe santista foi aprimorado e melhor divulgado por parte de escolas (como a Escolinha Radical, no Posto 2, liderado pelo primeiro surfista profissional brasileiro, Cisco Aranha) e de universidades, revelando nomes como Picuruta Salazar, que tornou-se o "maior" símbolo do esporte na cidade, e Renata Agondi, pessoas que renderam influência à posterioridade. Picuruta, além de criar escolinhas para crianças, também desenvolve projetos paralelos em lugares como o Havaí, oportunidade pela qual jovens talentos da cidade podem assumir responsabilidades internacionais.

Tamboréu, por sua vez, é um esporte que nasceu em Santos e hoje é bastante praticado em toda a Baixada Santista. O jogo parecido com o tênis no que diz respeito às regras, é jogado com "raquetes" com o formato de um pandeiro (o tamboréu). A rede possui um metro de altura. Outro esporte da cidade é o Iatismo (ou vela ), praticada no Clube Internacional de Regatas e que tem como destaque a flotilha da Classe Snipe. Além de diversos eventos de snipe, a cidade também é sede de etapas do Campeonato Paulista de Vela Oceânica e é largada da tradicional regata oceânica Santos-Rio. Santos também conta com um pólo do projeto "Navega São Paulo" que ensina esportes náuticas às escolas públicas, entre eles a vela.
No futebol, a cidade possui 3 times, sendo três tradicionais, o Santos Futebol Clube, a Associação Atlética Portuguesa (Portuguesa Santista) e o Jabaquara Atlético Clube. O Litoral Futebol Clube encerrou suas atividades.


Video realizado pelo Unisanta

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu Melhor comentário aqui...