quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Dia do Bairro do Boqueirão, a primeira praia dos Santistas

Você nunca se perguntou por que todas as ruas de Santos são tão retinhas e a Rua Oswaldo Cruz tem toda aquela "envergadura"? 

Boqueirão Significa caminho que vai para o mar, era chamado assim o lugar da praia onde desembocava o antigo Caminho Velho da Barra (hoje as ruas Luís de Camões e Osvaldo Cruz). Naquela época, era a única entrada para o mar. Por ali passavam bondinhos puxados por burros, poucos carros e pedestres a caminho da praia.

Tudo começou porque na altura da hoje Rua Osvaldo Cruz havia a única "saída grande" para a Barra: era o boqueirão ou abertura. E Boqueirão ficou.


FOTO 360 Graus do Boqueirão
A praia do Boqueirão foi a primeira a receber turistas de outros locais para lazer e banhos de mar. Foi também no bairro do Boqueirão que se construiu o primeiro "shopping" do Brasil, o Super Centro Comercial do Boqueirão, com 205 lojas, inaugurado em 1963.


Hoje o Bairro do Boqueirão tem mais de 33 mil habitantes, é cortado por uma das principais avenidas de Santos, a Conselheiro Nébias, além de universidades, escolas, academias, bares e restaurantes.

O aniversário foi oficializado em 1962, pela lei 2.571, mas as comemorações tiveram início dois anos antes, quando da fundação da Associação de Amigos e Melhoramentos.