sábado, 25 de setembro de 2010

HOJE é dia do JARDIM BOTÂNICO CHICO MENDES

Onde há árvores antigas e várias espécimes raras. No total são mais de 300 catalogadas no parque situado na Zona Noroeste da cidade. É muito verde! E, mais do que isso, é uma aula sobre ecologia.


No Jardim Botânico, batizado de Chico Mendes, existem 50 espécies diferentes da Amazônia e da Mata Atlântica. Além de troncos ornamentais, ipês, palmeiras e até árvores frutíferas. O tipo, Palmeira Imperial, por exemplo, foi utilizado no processo de arborização da Av. Ana Costa de Santos. Ele ainda abriga um viveiro do Projeto Terra que cultiva mudas de plantas ornamentais. O dinheiro arrecadado é revertido para os usuários do Programa de Saúde Mental da Prefeitura.


Sendo descendente do Horto Municipal de Santos, o Jardim Botânico nem sempre esteve instalado no bairro do Bom Retiro, ali na Zona Noroeste. Na época de sua criação, mais especificamente em 1925, o Horto Municipal ficava ao lado da Santa Casa. Só a partir de 1973 é que o cultivo de várias espécies de plantas passou a ser feito no atual terreno, transferindo o título de Horto Municipal para aquela área. Apenas em 1994 é que se transformou em Jardim Botânico.


O bacana do local é que muita gente visita para dar uma relaxada e até mesmo para se exercitar. Existe uma pista asfaltada de mais de um quilômetro e as pessoas utilizam para caminhar ou correr. Outro fator que torna o visual do local ainda mais acolhedor é o lago com peixes e tartarugas, dando aquele aspecto de parque, atraindo crianças para se divertir e casais para namorar.


Rua João Fracarolli s/nº
Bairro Bom Retiro 
Tel. (55  13) 3203-2905 
Entrada franca 
Funciona todos os dias, das 8 às 18 horas


Fonte: Prefeitura de Santos