segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Melhores Anos: TORTO MPBAR

Hoje o Torto Bar completa 26 anos de história como um dos bares mais tradicionais de Santos. História Além de ser o carro chefe do bar, foi por meio da música de qualidade que a ideia de criar o espaço surgiu. “Eu tocava na noite, na época com a banda Jornal do Brasil, e tivemos a sugestão, que veio do meu primo, de montarmos um bar”, lembra o jornalista e músico Julinho Bittencourt.  Foi da idéia, a princípio despretensiosa, que o negócio se concretizou. Na época o jornalista economizava dinheiro para uma viagem à Europa mas, decidiu seguir o conselho do primo e investir em um estabelecimento. “Não tínhamos dinheiro, mas começamos a procurar um lugar”, comenta. Em 1984 inaugurava o Torto Bar, foi lá que surgiram vários músicos que invadiram o cenário nacional. Hoje quem freqüenta o Torto MPBar sabe que é possível encontrar pessoas de 18 a 60 anos por lá, pois apesar das gerações terem mudado os mais maduros querem voltar.
Na entrada, uma lousa anuncia as atrações da noite – geralmente, há mais de uma banda. Quem faz questão de conseguir uma mesa precisa chegar até as 23 horas, no máximo. Do contrário, curtirá a balada em pé, como faz a maioria. Tem sido assim desde a inauguração da casa, e lá se vão quase 26 anos. Boa parte da clientela circula por ali semanalmente e não se incomoda de dançar no espaço apertado, dividido em dois andares. Seja qual for a banda ou o dia, entre uma canção e outra o público petisca iscas de peixe ou pede um beirute de frango. Entre os drinques, a vodca com energético e o mojito são os campeões. Eleito pelos seguidores do @MelhorDeSantos no Twitter como um dos melhores bares de música ao vivo de Santos.
Foto de Julinho no Torto Bar há 26 anos atrás
Boa música em um lugar aconchegante . Quem aprecia esses ingredientes e valoriza um bom espaço, com certeza já foi ao Bar do Torto. Parte fundamental da noite santista, desde sua fundação permanece no mesmo local – a casa, que fica em baixo de um dos prédios tortos, na esquina do canal 4 – criou referência ao nome do estabelecimento.
O pequeno espaço onde hoje funciona o Bar não causou boa impressão (foto ao lado de 1984) na primeira visita mas, a falta de verba e a falta de opção fez com que Julinho fechasse negócio.  “Naquele local funcionava uma imobiliária então o espaço era cheio de divisórias e pequeno. Pensamos ‘ isso nunca será um bar” relata.



Avenida Siqueira Campos, 800, canal 4, Boqueirão, Santos,  3324-5553/5554. 23h30/3h30 (sáb. até 4h30; dom. até 2h30; fecha seg. e ter.). Couvert art.: R$ 10,00 a R$ 20,00. Ar. www.torto.com.br. Aberto em 1984.


+ Info:
http://www.torto.com.br