terça-feira, 20 de julho de 2010

Personalidades da Cidade: RUBENS EWALD FILHO

 Nasceu em Santos no dia 3 de Julho de 1949, além do Jornalismo também se formou em direito e história, começou sua carreira como crítico de filmes em 1967 no jornal A Tribuna. A paixão por cinema vem desde cedo, foi de criança que ele cultivou o hábito de anotar todos os filmes em caderninhos. Outra prática curiosa é que Rubinho (como é tratado pelos pelos amigos) costuma assistir  em vídeo, DVD ou Disc Laser  sempre a dois filmes simultaneamente. 




Santista de nascimento e de coração, Rubens Ewald Filho recebeu o título de “Cidadão Emérito” da cidade e se orgulha de nela haver uma sala de arte com seu nome. Aliás, foi no jornal “Tribuna de Santos” que começou a escrever e onde ainda hoje mantém uma coluna. Tempos depois, em São Paulo, passou a escrever também para o “Jornal da Tarde” e o jornal “O Estado de S.Paulo”. Em sua longa e vitoriosa carreira como jornalista colaborou com os principais órgãos de imprensa do Brasil, incluindo a revista “Veja”.
Foi para a televisão no começo dos anos 1970, passando por várias emissoras como autor de novelas. Trabalhou, também, como apresentador, programador, diretor de produção e programação na HBO Brasil. Além disso, foi diretor de curtas-metragens e atuou como assistente de direção, roteirista e ator em vários filmes. Em seus mais de trinta anos de carreira, Rubens Ewald Filho ostenta o título invejável de ser o mais conhecido e popular crítico de cinema do Brasil.
Em 1978, Rubens iniciou a sua carreira de autor 


de livros lançando a primeira edição do “Dicionário de Cineastas”, uma obra inédita e sem similar no Brasil. Em 1985, publicou uma nova edição revista do dicionário. Nos anos 1980, os seus “Guias de Vídeo - Vídeo News” tiveram treze edições. Publicou também os pioneiros “Os Filmes de Hoje na TV” e “Guia do DVD”. Em 2001, lançou “Os Cem Melhores Filmes do Século 20” e “Cult Movies do Século 20”, e uma nova edição revista e ampliada do “Dicionário de Cineastas”. Em 2002 editou o “Guia de Filmes em DVD - DVD News”. Em 2003 lança “O Oscar e Eu”. Em 2007, o “Guia de DVD 2007 - Cinema com Rubens Ewald Filho” e, com Nilu Lebert, “O Cinema Vai à Mesa”. Em 2008, um novo “Guia de DVD” (atualizado) e mais um livro com Nilu Lebert, “Bebendo Estrelas”.


Biografia extraída do livro “Dicionário de Cineastas”, de Rubens Ewald Filho.