quarta-feira, 7 de julho de 2010

MELHOR TECNOLOGIA (Trânsito em Santos)

A cidade receberá uma das tecnologias mais avançadas em termos de engenharia de tráfego no país – os semáforos em tempo real, popularmente conhecidos como ‘semáforos inteligentes’. As vias contempladas serão a Av. Ana Costa, nos dois sentidos, e as avenidas da praia, desde a divisa Santos/São Vicente até a Rua Alexandre Martins, também em ambos as direções. Os dispositivos serão instalados em 19 interseções da primeira via e outros 21 nas avenidas da orla.


Os semáforos em tempo real detectam o número de veículos que passam pelo cruzamento, através de um sensor no asfalto, e calculam o tempo necessário de abertura para evitar trânsito lento nas vias, diferentemente dos convencionais, que funcionam com número limitado de planos semafóricos (tempos fixos de verde e vermelho).


O aparelho é programado para tomar decisões remotas, ou seja, sem a intervenção humana. Além disso, o sistema disponibiliza interface gráfica visual em tempo real, de forma que qualquer pessoa possa acessar, via internet, as condições de trânsito dos corredores monitorados.


O convênio prevê ainda o fornecimento da infraestrutura que o sistema necessita – instalação de cerca de 200 laços detectores, aquisição dos equipamentos periféricos complementares necessários para seu efetivo funcionamento, inclusive para abastecer o Centro de Controle Operacional da CET (monitores de LCD, microcomputadores, impressoras, mobiliário etc).


Vantagens
Uma das principais vantagens dos semáforos em tempo real é permitir a operação sincronizada dos semáforos, quando em rede. Este contínuo ajuste dos tempos, de acordo com a variação do volume de veículos na via, se reverte em muitos benefícios, tais como menor tempo de percurso e número de paradas dos motoristas; redução do consumo de combustível e da poluição ambiental e aumento da segurança dos ocupantes da vias. A previsão da CET é que o sistema comece a ser instalado até o final deste ano.