sábado, 10 de julho de 2010

HOJE dia da PIZZA

A fim de celebrar a existência deste maravilhoso quebra-galho que, via delivery, sacia diariamente a fome de milhares de pessoas, instituiu-se o Dia da Pizza, comemorado neste dia 10 de julho. 
Para os que acreditam que no Brasil as pizzas são até melhores que as preparadas na Itália, as estatísticas da cidade são impressionantes: São Paulo possui cerca de 6 mil pizzarias, responsáveis pelo preparo de aproximadamente 43 milhões de discos por mês, que equivalem ao consumo de uma tonelada de massa por dia.


Na enquete a escolha dos internautas de qual é a Melhor Pizza de Santos as três Melhores são: PitZaz, Kokimbos e Van Gogh.
Existe certa polêmica acerca da origem da pizza. Embora quase todos pensem que o prato é invenção italiana, registros históricos apontam os egípcios como pioneiros ao criarem uma massa à base de farinha com água. Babilônios, gregos e hebreus também assavam massas misturando farinha de trigo e água em fornos rústicos ou tijolos quentes. No entanto, foram os napolitanos os primeiros a acrescentar temperos como manjericão a um disco de massa assado.
A pizza, no formato que conhecemos hoje, surge no século XVI, quando os tomates, oriundos da América, são introduzidos na culinária européia. Considerado alimento dos pobres do sul da Itália, era preparado com ingredientes baratos como alho, peixes e queijo. No começo do século XX imigrantes italianos trazem para a América o disco que nunca sai das paradas. Em 1905, surge a primeira pizzaria nos EUA: a Lombardi's. No Brasil, diversos nomes são apontados por historiadores como os primeiros pizzaiolos, dentre eles o napolitano Carmino Corvino, que abriu sua Dom Carmenielo no bairro do Brás, o espanhol Valentín Ruiz e o também napolitano Giovanni Tussato, cuja pizzaria, a Babbo Giovanni, mantém atividades até hoje.
RECEITA de PIZZA: http://migre.me/VNiN on line