segunda-feira, 14 de junho de 2010

CLUBE XV

Uma das mais antigas em atividade no Brasil, fundado em 12 de junho de 1869, faz 141 anos e nesses anos todos, muita coisa mudou. O Clube conheceu o doce sabor da glória e o amargo da incerteza. Ao longo de sua história, passou por dez sedes. A atual, na esquina do canal 3 com a praia, promete ser um passaporte para o futuro.
Sua história começou após uma tumultuada Assembléia da SOCIEDADE CARNAVALESCA SANTISTA, quando quinze pessoas que divergiam de opinião dessa SOCIEDADE, decidiram sair do recinto e de imediato fundarem outra Sociedade, congênere daquela que acabavam de abandonar.
Santos, à época era uma pacata cidade e seus moradores formavam uma unida família de pouco mais de nove mil habitantes. Era presidente da Câmara Municipal em Santos, no ano da fundação do CLUBE XV, 1869, o Dr. Ignácio Wallace da Gama Cochrane.

PRIMEIRA SEDE: R. Áurea, 152 (hoje General Câmara).
SEGUNDA SEDE: Palacete de propriedade do Comendador Manoel Joaquim Ferreira Neto, em frente a Estação Ferroviária, mesmo local onde esteve instalada a Câmara Municipal, visitada por D.Pedro II em sua passagem por Santos.

TERCEIRA SEDE: R. Itororó
QUARTA SEDE: R.General Câmara, 87.

QUINTA SEDE: R.Amador Bueno, 193, esquina da R.Constituição.
SEXTA SEDE: Em de 11 de outubro de 1919 o CLUBE XV, finalmente adquire o primeiro imóvel próprio, Palacete da R.Sete de Setembro, 70, esquina da Av.Conselheiro Nébias.
SÉTIMA SEDE: Av.Presidente Wilson, esquina da R.Marcílio Dias, .

OITAVA SEDE: Em 12 de junho de 1969, situada na Av.Vicente de Carvalho, 50, com frente para os jardins da praia do Boqueirão. Esta sede ocupava uma quadra inteira, pelo canal 3 (Av.Washington Luiz), R. Lincon Feliciano e a R. Pindorama. (na Foto)
NONA SEDE: Em 03/08/2001, diretoria do Clube XV , após vários estudos, firma um contrato para construir um prédio no mesmo local, com três blocos, sendo um Flat, um Hotel e um terceiro para o Clube XV ocupar os quartos e quintos andares desse empreendimento, com aproximadamente 5.000 m2. Em vista disso, o Clube passa a ocupar uma sede provisória na Rua Azevedo Sodré, 149, no bairro do Gonzaga.
DÉCIMA SEDE
O Clube XV voltará a ocupar a mesma área da oitava sede, na Av. Vicente de Carvalho, 50 com belíssima vista para o mar, utilizando os quarto e quinto andares, no prédio ali construído, ocupando novamente uma quadra inteira, ou seja, Av. Washington Luiz, Rua Lincoln Feliciano e Rua Pindorama.
Foi neste clube que pela primeira vez esteve em Santos o TEATRO DE ARENA. No encerramento do Festival de Teatro organizado pela Secretaria de Cultura do Município, os atores foram convidados a almoçar no clube. Presente Tônia Carrero, Cacilda Becker e Dercy Gonçalves.

O CLUBE XV foi cenário para atrações musicais de renome no país e internacionalmente. Tantos foram os shows que é impossível não deixar de citar: ELIS REGINA – CAETANO VELOSO – JUCA CHAVES – JOHNNY MATHIS – EARL GRANT – GAL COSTA – HELENA DE LIMA – ROBERTO CARLOS e tantos outros que passaram pelos salões do clube.

Esse foi mais um instante dourado para aqueles que amam o CLUBE XV.