segunda-feira, 3 de maio de 2010

10 KM A TRIBUNA (SPORT e FITNESS)

Esta chegando a corrida de rua mais esperada do ano de nossa região e uma das mais tradicionais no calendário nacional no que se refere a prova de 10 km,  é a tradicional prova da Tribuna FM que ocorrerá no dia 16 de maio, com uma premiação digna de grandes corridas e um numero expressivo de 15 mil participantes entre atletas de alto rendimento, amadores e cadeirantes. E é muito comum nessa época vermos muitas pessoas se mobilizando para participarem da prova, seja correndo ou caminhando. É comum vermos grupos ou mesmo de forma isolada pessoas treinando afim de uma melhor preparação para a prova, muito comum na orla da praia ou na areia, muitas vezes sem maior orientação ou conhecimento, um grande risco.

Deve-se levar em consideração na preparação física de qualquer modalidade a progressão gradativa e sempre respeitando limites fisiológicos (exemplo da freqüência cardíaca), além da correta execução dos movimentos afim de evitar lesões, sem falar na preparação adequada dessa atividade, alongamentos antes e depois das atividades, alimentar-se e hidratar-se adequadamente. Ah, o calçado, importantíssimo, nesses treinos de rotina é comum vermos “atletas” mal orientados correndo descalços na areia da praia, tênis sempre de preferência aqueles específicos para corrida que promovem maior absorção dos impactos.
A dica de treino é sempre respeitar o seu nível de condicionamento, a partir daí pode-se aumentar gradativamente seguindo um método  chamado de treino intervalado, principalmente para quem esta iniciando o processo de corrida.

Exemplo de treino:  andar 10 minutos ou trote leve, depois corre 2 minutos mais fortes e trota 1 minuto leve , segue-se até atingir 30 minutos ao final andar 5 minutos leves.

 Bom treinamento e força sempre!





Antonio Rodrigues- Toni (CREF050480)
Professor especialista em atividade fisica adaptado a saúde
Responsável pela musculação da academia Centro Olimpico
Personal Trainer
13-78103047  -  ID 96*13314

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu Melhor comentário aqui...