quinta-feira, 23 de setembro de 2010

BONDE TURÍSTICO do Centro Histórico de Santos Faz 101 anos

Bonde na Rua XV
       Dia 23 de Setembro é o dia do Bonde de Santos


Entra em circulação o modelo italiano doado ao município pela cidade de Turim.

A entrega pela prefeitura será às 17h, em frente à Estação do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre s/nº), quando também será reativado o antigo relógio da São Paulo Railway, restaurado em parceria com o Rotary Club de Santos.

No local haverá, ainda, apresentação do grupo Volare, de música italiana. E, durante todo o dia, o passeio na linha turística será gratuito, conforme decreto publicado na edição de ontem no Diário Oficial de Santos. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. O bonde circula nesta quinta, excepcionalmente, das 11h às 16h.
O bonde italiano, modelo de 1958, foi totalmente restaurado pela equipe especializada da CET. Foram seis meses de planejamento e trabalho cuidadoso de recuperação, para que o veículo mantivesse as características de funcionamento semelhantes às de quando rodava na Itália. Além de ter a estrutura recuperada, teve instalado circuito interno de TV com duas câmeras. A parte interna será ilustrada por 22 painéis fotográficos com imagens do veículo em atividade na Itália e dos serviços executados pelos funcionários da CET.


   Não existe melhor maneira de conhecer o centro histórico do que de bonde, um elétrico original, de 1920, que circula pelas ruas entre histórias de motorneiros e cobradores. O ponto inicial do passeio é na Praça Mauá, coração do centro histórico. A partir dali, segue pelas ruas General Câmara, do Comércio, Largo Marquês de Monte Alegre, Rua Tuiuti, Pça Barão do Rio Branco, Rua Cidade de Toledo, retornando à Praça Mauá. No percurso, inúmeros edifícios históricos e atrações turísticas dão aos passageiros a impressão de que o bonde é uma verdadeira máquina do tempo.













      O percurso foi triplicado, passando por 40 pontos de interesse cultural, turístico e cívico do Centro, com previsão de atrair um número ainda maior de passageiros. O trajeto vai ganhar 3.200 metros de linha, passando de 1,7 km para quase 5 km.

Aos Domingos tem música ao vivo no Bonde.

Ponto inicial e final
Parada Buck Jones - O ponto inicial na Praça Mauá é chamado Parada Buck Jones em homenagem ao corretor de café José Carlos Vieira da Cunha, defensor entusiasta da manutenção dos serviços de bonde na cidade, quando de sua extinção, em fevereiro de 1928. Em frente ao ponto fica a Praça Mauá, tendo ao fundo o Palácio José Bonifácio, sede da Prefeitura Municipal.