sábado, 13 de fevereiro de 2010

Fortaleza da Barra

Também chamada de Fortaleza de Santo Amaro, foi construída em 1584, para defesa da Cidade e dos navios atracados no porto.
Localiza-se no Estuário, podendo ser avistada da Av. Alm. Saldanha da Gama, na Ponta da Praia.
Considerado monumento histórico-militar, foi tombado pelo Sphan, hoje IBPC, e pelo Condephat, órgãos que cuidam da preservação do patrimônio cultural.
O acesso para os visitantes é livre e feito através de pequena embarcação com saídas de hora em hora da Ponte dos Práticos, na Ponta da Praia.
Erguida num esporão rochoso, a Fortaleza se debruça sobre o canal de acesso ao estuário do maior porto da América Latina. Suas paredes e muralhas espessas, construídas com grandes blocos de pedras, chamam a atenção.
Mas a marca de contemporaneidade foi introduzida com a restauração e adaptação das salas para múltiplo uso.
Atualmente, abriga um painel de mosaico de vidro, de 20 metros quadrados, última obra do mestre e artista plástico Manabu Mabe, chamado “Vento Vermelho”. A Fortaleza também faz parte do roteiro turístico e histórico “Caminhos de Anchieta”, por ter recebido visitas do Padre José de Anchieta, cuja imagem também faz parte do museu.
Antiga guardiã da entrada do Porto de Santos, a Fortaleza testemunha, diariamente, a passagem de barcos e navios, e constitui um mirante privilegiado pela beleza incontestável de toda a orla santista e vicentina. Sem dúvida, uma visita imperdível.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu Melhor comentário aqui...